AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Cultivo de hortaliças orgânicas estimula aprendizado em escolas

Atividade mescla disciplinas de sala de aula com venda de itens para pagar formatura

Publicado em: 21/05/2019 11:13:11

Cultivar conhecimento junto às hortaliças é o propósito de projetos que a Prefeitura de Uberlândia tem desenvolvido nas escolas municipais de Uberlândia. As atividades de agricultura na horta totalmente orgânica possuem o empenho de três secretarias municipais e estão em andamento em várias unidades. Nesta semana, as atividades contemplaram os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira, que puderam se envolver com a colheita e sanitização das folhas.

Nesta unidade, o trabalho é conduzido conjuntamente pelo Programa de Saúde Escolar, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos. A escola começou a ter as ações ainda em setembro de 2018, com a análise e preparação do solo palestras em sala de aula, orientação prática e visitas técnicas. Em fevereiro deste ano, foram feitos os canteiros, enquanto o plantio das hortaliças aconteceu em abril.

A estudante Anne Silveira, de 10 anos, acompanha o processo desde o início e afirma que a experiência ampliou o conhecimento e apresentou um novo estilo de vida. “Muitas plantas do mercado utilizam agrotóxicos, mas a nossa hortinha é toda orgânica. Com isso eu aprendi que cuidar da nossa saúde é muito importante. A parte que tenho mais gostado é ver as plantas crescendo com tudo que a gente fez para isso”, disse.

A técnica em saúde pública do Programa Saúde Escolar, Roselaine Simplício, visita a escola semanalmente e semeia aprendizado para os estudantes na prática, em meio aos canteiros de alface, rúcula, tomate, mostarda e muitas outras hortaliças.

“A importância desse trabalho é, principalmente, o ato dos alunos plantarem para dar valor ao trabalho do homem do campo e a importância de se fazer algo sustentável que fique para as próximas gerações, pois nossa horta é orgânica e isso mostra que é possível produzirmos alimentos orgânicos sem a necessidade de produtos químicos”, afirmou.

Atividade multidisciplinar

A lida com o solo e com os vegetais abrange também uma oportunidade de garantir uma grande festa de formatura. Os alimentos são vendidos para a comunidade escolar, familiares e funcionários da escola. A diretora Eliana Machado destaca que a renda enche o cofre dos formandos, enquanto é oferecida uma noção de agronegócios. O resultado é uma atividade multidisciplinar que todos querem participar

“Todo o processo antes da colheita aguçou a vontade de aprender. Matemática, ciência e geografia estão sendo trabalhadas o tempo todo. Além de ser importante para eles, o projeto acaba sendo uma história da escola. A adesão tem sido muito boa. Eles estão muito felizes e estimulados a regar, verificar e colher”, destacou a diretora.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.