AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura e Exército lançam edição 2019 do programa ‘Música na Escola’

Quase 100 crianças participam da iniciativa conduzida pelo 36º BIMec em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 12/06/2019 18:16:12

Alunos de escolas municipais dos bairros Jardim Célia e Jardim Canaã são as estrelas da edição 2019 do “Música na Escola”, programa desenvolvido pelo 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O lançamento oficial do trabalho vai acontecer nesta quinta-feira (13), às 9h, na Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra Rezende, no Jardim Canaã. O evento é aberto ao público.

Desde 2018, o “Música na Escola” tem atendido estudantes de unidades de ensino localizadas em bairros de grande vulnerabilidade social com o objetivo de promover, por meio da música, a inclusão de crianças e o incentivo ao desenvolvimento de valores éticos e morais entre os participantes e familiares. A proposta, que começou com a criação do coral, foi ampliada com a formação de uma banda.

Atualmente, os alunos recebem aulas na escola. Quem faz parte da banda ainda tem lições práticas no 36º BIMec e podem levar os instrumentos para treinar em casa. A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza transporte para as atividades externas, que incluem uma agenda de apresentações em empresas e instituições.

"Após dois anos tentando colocar em prática esse projeto, conseguimos realizá-lo graças à Prefeitura de Uberlândia, que viabilizou os instrumentos para a banda. Hoje, atendemos cerca de 30 alunos na banda e em torno de 50 no coral e estamos orgulhosos, porque o Exército procura interagir com a sociedade em todas as frentes e dar a sua contribuição para os jovens”, contou o capitão da reserva José Inácio Braz Assis, que coordena a parte técnica do programa.

Talento e desenvolvimento pessoal

Embora o lançamento oficial das atividades tenha ficado para este mês, as aulas sobre técnica musical começaram no início do ano. Então, quem for conferir o evento desta quinta-feira terá uma mostra do talento dos alunos da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marques, do bairro Jardim Célia, que compõem a banda, e dos estudantes que formam o coral pelas escolas municipais Dr. Gladsen Guerra Rezende e Professora Josiany França, ambas no Canaã.

“Nós percebemos no dia a dia o quanto os alunos crescem ao participar do programa. Porque, além de evitar que eles fiquem na rua e de ser uma oportunidade de descoberta de novos talentos, as aulas permitem trabalhar a disciplina, o espírito de equipe. Temos crianças que voltaram a manter a freqüência escolar por causa da banda, por exemplo. É muito bonito de se ver o envolvimento de todos”, disse a secretária de Educação, Tânia Toledo.

Confira!

O quê: Lançamento do programa ‘Música na Escola 2019’

Quando: nesta quinta-feira (13), às 9h

Onde: Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra Rezende, Rua Gaza, 330, Jardim Canaã

Aberto ao público

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.