AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeito sanciona lei que implementa programa Uberlândia Mais Saúde

Por meio de compensação tributária junto aos hospitais e clínicas privadas, ação reduzirá filas de cirurgia e exames com maior demanda

Publicado em: 18/06/2019 17:56:16

O prefeito Odelmo Leão sancionou, nesta terça-feira (18), a lei que implementa o programa Uberlândia Mais Saúde, uma ação que auxilia no andamento e redução das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas de algumas especialidades. O projeto de lei elaborado pela atual gestão foi enviado à Câmara Municipal de Uberlândia ainda no início deste mês, depois de solenidade no Centro Administrativo Municipal, sendo posteriormente apreciado e aprovado pelos vereadores.

Com a sanção, fica instituído um modelo de compensação, no qual as instituições de saúde e clínicas privadas com débitos tributários junto ao Município (ISS, IPTU, taxas administrativas, dentre outros) poderão abater suas dívidas por meio da prestação de serviços que a população mais precisa.

O prefeito Odelmo Leão reafirmou o comprometimento da gestão municipal com o setor. “É de responsabilidade do município os cuidados da atenção básica, uma vez que a média e a alta complexidades são de responsabilidade dos governos federal e estadual. Diante das dificuldades que vivemos, estamos fazendo um esforço a mais para a população de Uberlândia, buscando soluções para melhorar a saúde. Com a aprovação do programa, agora contamos com a ajuda dos hospitais particulares e clínicas da cidade para minimizar ainda mais as filas de esperas da nossa rede”, declarou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, o programa permitirá a realização de procedimentos com maior demanda e que têm impactado diretamente a população.

“Hoje, com a sanção desta lei, estamos atingindo outro patamar de relacionamento com a iniciativa privada local com o sistema de saúde. Estamos recuperando a capacidade de contribuir para um melhor atendimento à população somando ao atendimento privado. Estamos colhendo frutos de um grande esforço da atual administração e de outras secretarias para construir ma legislação municipal que permitisse recuperar a colaboração da iniciativa privada”, ressaltou.

Para a elaboração do projeto de lei, a atual gestão realizou uma força-tarefa junto às listas dos procedimentos a fim de triar os pacientes que não moram mais em Uberlândia ou que já foram atendidos. Os procedimentos que fazem parte da lei são aqueles com maior demanda e que precisam dessa agilidade, como cirurgias relacionadas à hérnia inguinal, vesícula, ortopedia, varizes e otorrinolaringologia.

Exames como ultrassonografia, radiografia, duplex de membros inferiores e carótida, holter 24 horas, ecocardiograma endoscopia e colonoscopia, além de consultas com especialistas de neurologia e pneumologia, também estão entre as prioridades. A realização dos procedimentos, de acordo com o secretário, continuará seguindo as prioridades estabelecidas durante a classificação e solicitação médica.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.