AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Profissionais do Município recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Palestra com pneumologista reforça importância do diagnóstico e tratamento corretos a fim de evitar complicações nesta época do ano

Publicado em: 11/07/2019 18:07:22

Com o tempo seco e a queda das temperaturas no inverno, pacientes diagnosticados com asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tendem a desenvolver mais crises e procurar com mais frequência o atendimento na rede pública. Para diagnosticar e tratar com ainda mais eficiência os pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitações sobre essas doenças respiratórias com a equipe médica das unidades de saúde. As palestras aconteceram na faculdade UNA com o professor de pneumologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Thulio Marquez.

A asma é uma doença em que há um estreitamento das vias respiratórias, comprometendo a respiração, uma vez que o ar encontra dificuldade de passar. Já a DPOC constitui um grupo de doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema (que é uma irritação respiratória crônica, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes também possam provocá-lo). Diagnosticar e tratar corretamente essas enfermidades é fundamental para que os casos não compliquem nesta época do ano, segundo o professor Thulio Marquez.

“Durante o inverno a situação destes pacientes é mais complicada. Quando temos um diagnóstico exato e com a medicação adequada é possível dar um ganho de qualidade de vida, evitar crises e até internações. O tratamento dessas doenças crônicas é inalatório e nem todo mundo domina. Por isso é importante reforçar com os profissionais todos os cuidados e a melhor forma de tratar, já que muitos destes medicamentos estão disponíveis na rede pública gratuitamente”, destacou o profissional.

Enfermeira no ambulatório da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, Samara Mescua tem percebido um aumento na procura por atendimento relacionado a essas doenças respiratórias. Para ela, a capacitação ajuda a fortalecer quais são os cuidados e a melhor forma de prevenir o surgimento das crises.

“A palestra nos ajuda a ter ações rápidas e pontuais para que o paciente seja acolhido corretamente e retome o mais rápido as suas condições normais de saúde. Podemos também entender melhor, atualizar sobre novos medicamentos e alinhar os procedimentos. Queremos prevenir as doenças. Com as capacitações, saberemos como abordar melhor esses pacientes”, finalizou.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.