AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Dmae pretende substituir mais de 22 mil hidrômetros no segundo semestre

Portaria do Inmetro (Nº 295/2018) orienta troca dos equipamentos com mais de sete anos de uso

Publicado em: 12/07/2019 07:32:21

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) inicia, neste mês, a substituição de 22.400 hidrômetros em residências e comércios de diferentes bairros de Uberlândia. A troca segue aportaria do Inmetro (295/2018), que indica que o equipamento deve ser verificado ou trocado em até sete anos. Nos últimos anos, a autarquia substituiu 153.344 hidrômetros de um total de 200 mil. Para o próximo ano, a autarquia planeja trocar cerca de 20 mil medidores.

A previsão é que a empresa contratada para a realização do serviço, por meio de processo licitatório, finalize a troca até o fim do ano. Os bairros do setor central da cidade serão os primeiros a receber os novos hidrômetros, seguidos pelos da zona leste e oeste. A troca do equipamento não tem custo para o morador.

Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. O teste serve para saber se os aparelhos estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro. O laboratório da autarquia é um dos mais modernos em Minas Gerais, considerado uma referência para outros órgãos de saneamento.

Trabalho importante

De acordo com gerente de fiscalização da autarquia, Leonardo Vieira da Silva, as residências e comércios já estão recebendo avisos prévios junto à fatura de água, além de um folder informativo sobre a substituição do medidor. “A gente pede o apoio da população para facilitar o serviço no caso das grades trancadas ou soldadas, caixinhas cheias de entulhos, cavaletes concretados ou registro com defeito. Uma vez que estes incidentes dificultam o trabalho de substituição”, destacou. Para gerar segurança no processo, os funcionários e os veículos dos profissionais estarão identificados com os dizeres “a serviço do Dmae”.

Após a troca, os moradores irão receber um comunicado com informações sobre a substituição e orientações de como detectar possíveis vazamentos no interior do imóvel. “Após a troca, pode acontecer um aumento do volume medido. Isso decorre da capacidade do novo equipamento de mensurar com precisão as pequenas vazões que não eram medidas pelo aparelho antigo”, afirmou.

Em caso de dúvidas sobre a troca dos hidrômetros, a população pode ligar no setor de hidrometria do Dmae por meio do telefone 3233-7751, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações, podem ser obtidas pelo Fone Fácil 115.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.