SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Agropecuária, Abastecimento e Distritos

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Mercado Municipal

Acompanhamento, planejamento, fiscalização e gestão dos espaços do Mercado Municipal.

Breve histórico

A história do Mercado Municipal tem início em 1923, ano em que foi promulgado o decreto que autorizou sua construção. No entanto, a efetivação da obra só ocorreu em 1944. Em seu início ele começou a funcionar como centro atacadista para a Comercialização de frutas, verduras e legumes para toda a cidade. Na década de 1970, o Mercado Municipal mudou de perfil, deixando de ser um mercado atacadista e passando a comercializar produtos que evidenciam as características culturais da cidade e região.

A partir daí, ficou famoso pelos produtos caseiros como doces, queijos, mel e cachaça, e é hoje o lugar ideal para conhecer a cultura culinária da cidade. De fato, aí também são comercializados produtos alimentícios em geral como peixes, carnes, produtos naturais e dietéticos, laticínios;  destacando-se que também se pode encontrar produtos do artesanato local. Assim, por sua característica de comercialização de alimentos e de abastecimento, o mercado está articulado à Secretaria de Agropecuária e Abastecimento do Município de Uberlândia.

Além da atividade de comercialização de produtos típicos, o Mercado Municipal também proporciona opções de lazer, oferecendo serviços de bares com música ao vivo, sendo que aos sábados se transformou em um local de encontro para saborear a feijoada oferecida pelos mesmos bares. O que se observa é que o Mercado passou a ser uma referência cultural para Uberlândia e região, indo além de ser um espaço de compras.

No ano de 2009, o prédio do mercado passou por uma reforma, tendo havido uma série de alterações internas. Entre as novidades foi criado o Espaço Cultural do Mercado, que passou a estar vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.

Assim sendo, as atividades realizadas no Mercado Municipal refletem, hoje, a parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e a Secretaria Municipal de Cultura.

Horário de funcionamento das lojas/Boxes:

Segunda a sábado: das 08:00 às 19:00 horas; aos domingos das 08:00 às 13:00 horas e Bares com atividades noturnas.

Gerenciamento/Atendimento:

Espaço Cultural do Mercado Municipal - Atendimento ao público nos dias uteis das 12h às 18h.
Telefone: (34) 3235-7790

Diretoria de Fiscalização e Abastecimento - Centro Administrativo.
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica -
Atendimento ao Público: 12h às 18h
Telefone: (34) 3239-2627 / (34) 3239-2773

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.