SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Cultura

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Museu Municipal

O Museu Municipal de Uberlândia

O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões, um belo edifício construído entre os anos de 1916 e 1917, por Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985. No passado, o prédio abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e, por um breve período, a biblioteca. Após o seu tombamento, passou a integrar o Complexo da Praça Clarimundo Carneiro, que inclui ainda o Coreto.

Criado em 1986, através da lei nº 4.376, o Museu apresentou a sua primeira exposição em 1º de Maio de 1987. A partir de então vem realizando diversas mostras itinerantes, temporárias e de longa duração, sempre contextualizando o seu rico acervo de peças do cotidiano rural e urbano.  Além das exposições, oferece diversas atividades de ação cultural e educativa envolvendo alunos de escolas públicas e privadas e a comunidade em geral.

A partir de 2000, o Museu apresenta a exposição de longa duração “Nossas Raízes”, que lança um olhar sobre o processo de formação do município de Uberlândia, desde a instalação das primeiras sesmarias até a formação do Arraial de São Pedro de Uberabinha em torno da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Ainda no espaço expositivo, temos a exposição permanente “Câmara Municipal: fragmentos da história” e uma sala onde são realizadas exposições temporárias.

Em todas as suas atividades e eventos, o Museu tem procurado se aproximar dos mais diversos públicos. Para tanto, é necessário ir além da exposição e realizar projetos que atraiam tais públicos e tornem significativa a sua visita a esse espaço cultural. Essas ações, aliadas à própria imagem do Palácio dos Leões no imaginário popular, têm contribuído para a consolidação do Museu como uma instituição influente no contexto local e regional.

Convidamos a todas as pessoas que por aqui passem, sejam moradores ou visitantes, que venham ao Museu Municipal conhecer um pouco da nossa história, contada de uma forma toda especial.   

Cartilha Centenário Museu Municipal Palácio dos Leões
 


O Prédio

 

     

O Palácio dos Leões foi projetado e construído no biênio 1916-1917, por Cypriano D’el Fávero para abrigar o Paço Municipal. Foi inaugurado em 11 de novembro de 1917. Abrigou a Prefeitura até 1966  e a Câmara até 1993. Em 1994 a Secretaria de Cultura deu início às ações para a nova ocupação do edifício. Foi adequado, revitalizado e restaurado pelos arquitetos Rodrigo Meniconi e Alessandro Rende, passando a abrigar o Museu Municipal de Uberlândia.

 


 

 

O Museu 

 

Seu projeto conceitual foi definido como histórico/antropológico, por ser dotado de um acervo composto de objetos de uso cotidiano, por retratar aspectos da vida urbana e rural do município e revelar mentalidades, hábitos e costumes de nossa comunidade. 

 

 


 


O Acervo

Originário da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural, que guardou objetos antigos durante certo período de sua vida. Com seu falecimento, a família vendeu a coleção à Prefeitura, em 1984. Após aquisição desta coleção, o acervo do museu vem sendo complementado através de doações da comunidade.Atualmente o acervo conta com 2850  objetos.

 

 

 

Reserva Técnica

Local onde se desenvolve um conjunto de ações voltadas à apresentação do acervo à comunidade. É no espaço do Anexo do Museu que são feitas as pesquisas e onde se processam a análise, a higienização, a conservação e, quando necessário, os reparos e/ou restauração das peças do acervo. São estes procedimentos que garantem a salvaguarda dos bens culturais, preservando a memória e a história da cidade e região.

 

 

 

 

Exposição Nossas Raízes

Retrata cenográfica e historicamente aspectos da formação da cidade no período que compreende a ocupação da região no início do século XIX até o ano de 1920.

Possui quatro salas: O fazedor e o fazendeiro nas fazendas, Lembranças aquecidas do cozer, Uberabinha: Uberlândia em formação e Casa do Comércio.

Sala “O fazedor e o fazendeiro nas fazendas”

Sala “ Lembranças aquecidas do cozer”

Sala “Casa do Comércio”

Maquete de Uberabinha

 

 

 

 

Exposição Câmara Municipal: Fragmentos da História

 


Um pequeno histórico da Câmara Municipal em Uberlândia que até 1993 funcionou neste prédio.

 

 

 

 


 


Atendimento de 2ª a 6ª feira - de 8h às 17h30
Visitas monitoradas, agendar pelo telefone: (34) 3214-0068

MUSEU (sede) – Praça Clarimundo Carneiro n° 67 Fundinho – Uberlândia-MG
CEP: 38400-154
Telefone: (34) 3214-0068

MUSEU (anexo) – Rua Tapuirama nº 136 Osvaldo Rezende – Uberlândia-MG
CEP: 38400-436
Telefone: (34) 3235-0971

 


Clique aqui e saiba mais sobre o Museu Municipal

 

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.