SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Cultura

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Oficina Cultural

 

HISTÓRICO DA EDIFICAÇÃO

 

 

O conjunto de construções onde se encontra localizada a Oficina Cultural data do início do século 20 e tem suas origens históricas ligadas à energia elétrica em Uberlândia. As linhas arquitetônicas são em estilo eclético, com linhas neoclássicas.

Em 1929, a Companhia Prada de Eletricidade comprou o prédio localizado na esquina da Avenida João Pinheiro e Rua Tiradentes, um imóvel de dois pavimentos da Companhia de Força e Luz. Na mesma época, no terreno ao lado, na Rua Tiradentes, o Coronel Clarimundo Fonseca Carneiro, um dos fundadores da Companhia, construiu sua residência.

A construção desses dois imóveis é atribuída a Cipriano Del Fávero e a Fernando Vilela. Integram ainda o conjunto arquitetônico o pátio e três anexos, que foram utilizados como residência dos gerentes da Companhia Prada. Em 1973, a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais - encampou a Companhia Prada, e a casa deixou de ter uso residencial para abrigar apenas funções administrativas.

Tombamento do Imóvel

A Lei Municipal nº 4.217 de 15 de outubro de 1985 declarou o tombamento do prédio da CEMIG que juntamente com a Praça Clarimundo Carneiro, Edifício do Museu Municipal e o Coreto formam o complexo de bens tombados e preservados desta região central da cidade. 

 

 

 

INSTALAÇÃO DA OFICINA CULTURAL

 

Em 1995, na administração do Prefeito Paulo Ferola e da Secretária de Cultura, Creusa Resende, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu o imóvel, realizou adaptações para abrigar a Oficina Cultural e vem se consolidando como espaço de programação versátil, mas, sobretudo, voltado a promover ações e projetos de formação, qualificação e aperfeiçoamento da comunidade, fomentando a experimentação em arte e cultura, apresentando uma ampla programação enfatizando as mais diversas linguagens e técnicas, como artes plásticas, dança, artesanato, literatura, música, teatro, além de exibições de filmes, exposições e a realização de projetos permanentes e apoio à produção artística local. Oficina Cultural de Uberlândia, criada por “pessoas” que pensam, experimentavam a arte como um campo de conhecimento que difunde com autoridade de movimentar e intervir na Cultura da nossa cidade. A programação cultural da Oficina Cultural de Uberlândia é composta por atividades gratuitas, em diversos formatos como oficinas, vivências, ciclos de palestras, ciclo de estudos, processos de criação, espetáculos, visitas monitoradas, além de apoio logístico e institucional para produtores artísticos locais. A Oficina Cultural de Uberlândia, tem uma ideia clara de cultura e o seu papel no processo de cidadania, realizando uma política pública de cultura, que trabalha diretamente com as práticas artísticas. Nossa meta é tornar a cultura um instrumento do desenvolvimento humano. Atendemos á demanda da população, contribuindo para a ampliação do repertório cultural e do imaginário da nossa clientela. Localizada na Praça Clarimundo Carneiro, nº 204, Bairro Fundinho – Centro Histórico, esta unidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), foi implantada em 1995, sendo a primeira Oficina Cultural do Estado de Minas Gerais. A Oficina Cultural desenvolve atividades em sua sede e também, em parcerias com entidades, grupos, associações, atuando em várias linguagens artísticas como: Audiovisuais, Artes Visuais, Artes Cênicas, Fotografia, Música, Literatura, Cultura Popular, entre outros.

 

 

DESCRIÇÃO DO ESPAÇO

 

 

Bloco A - Galeria de Arte Lourdes Saraiva de Queiroz e Sala alternativa – Anexas à Oficina Cultural de Uberlândia, têm como proposta oferecer espaço e visibilidade a artistas, estimular as artes visuais, mapear e difundir as obras de artistas locais e nacionais. As exposições são selecionadas através de edital publicado anualmente, duram em média 40(quarenta) dias e tem um público aproximado de 400(quatrocentos) visitantes/mês. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feiras de 12h às 18h. As galerias são coordenadas pelo setor de Artes Visuais da SMC e as visitas orientadas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira das 13h às 18h pelo telefone (34) 3214-3266.  - Sala A3 - Acervo de Artes Visuais - Sala Administrativa do Acervo de Artes Visuais e Núcleo de Programação de Atividades de Formação - Sala A4 - Oficinas/Projetos

Bloco B - Sala Roberto Rezende – Destinada a recitais, performances, música, artes cênicas, literatura, fóruns, vivências, cinema e vídeo e atividades afins. Capacidade para 70 (setenta) lugares, equipada de: palco, camarim, urdimentos, iluminação, piano de cauda, equipamento de som, telão, ventiladores, rampa de acesso ao palco. - Sala de Coordenação - Sala de acesso à Sala Roberto Rezende com plataforma vertical e banheiro adaptado para acessibilidade universal. - Sala de Recepção Bloco C - Sala C1 - Oficinas/Projetos - Sala C2 - Setor Administrativo e Operacional - Sala C3 - Setor Técnico de Assuntos Culturais e Financeiro - Sala C4 - Oficinas/Projetos  

Bloco D - Sala D1 - Oficinas/Projetos - Sala D2 - Oficinas de música, equipada com piano de armário - Sala D3 - Oficina de Artes Visuais - Sala D4 - Núcleo de Difusão e Circulação de Projetos - Sala D5 - Sala de Apoio

Bloco F - Sala F1 - Projeto – Associação do Núcleo de Estudos da Dança/Ensaios/Oficinas Pátio com placas de sinalização. A Oficina Cultural permanece como espaço aberto, no qual o mais importante é a valorização das dinâmicas criativas e produtivas da arte e da cultura.

 

 



 
OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA
 
Rua: Tiradentes, 24 - Bairro Fundinho - Centro Histórico
Telefone: (34) 3231-8608 / Fax (34) 3214-9889
Funcionamento - 2ª a 6ª feiras - 12h às 18h.
E-mail: oficinacultural@uberlandia.mg.gov.br
Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.