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IPTU

IPTU 2017

Os proprietários de imóveis em Uberlândia começaram a receber os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no dia 17 de março. Neste ano, o imposto teve um reajuste de 7,39%, calculado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e tendo como base a inflação acumulada em 2016. 

Opções de pagamento do IPTU 2017

- à vista até o dia 10/04/2017, com 5% de desconto;
- à vista até o dia 02/05/2017, sem desconto;
- parcelado em 6 vezes, sem desconto, com vencimento da 1ª parcela em 10/04/2017, desde que o valor do IPTU seja superior a R$ 73,50.

Caso necessário, a emissão da 2ª via do carnê do IPTU pode ser feita pela Internet, acessando o Portal da Prefeitura, www.uberlandia.mg.gov.br ou, pessoalmente, na Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo da Prefeitura, munido do CPF ou CNPJ do proprietário.

Dívidas anteriores a 2017
Os contribuintes com dívidas anteriores a 2017 podem também negociar seus débitos na Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.

Isenção de IPTU
Os proprietários de imóveis isentos do pagamento do IPTU receberão a “Carta de Isenção” em seus endereços. Caso o contribuinte não tenha recebido a Carta, pode procurar a Plataforma de Atendimento para a emissão da 2ª via. Já os contribuintes que discordarem ou acreditarem que tem direito a isenção deverão protocolar na Prefeitura, até 10 de maio de 2017, o devido pedido, juntamente com a documentação necessária. Os documentos serão analisados pela Secretaria de Finanças que posteriormente comunicará o resultado da análise. Durante esse período e realizado o protocolo no prazo legal, o contribuinte não terá encargos (juros e multas).

Perguntas mais frequentes sobre o IPTU
1) Não recebi meu carnê do IPTU, o que devo fazer?
No caso o carnê não chegar à residência, o contribuinte pode retirar a segunda via pelo Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br) ou se dirigir à plataforma de atendimento que fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, bloco II, em frente aos bancos. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

2) Meu endereço mudou, qual o procedimento?
A alteração de endereço deve ser feita através da plataforma de atendimento, munido com documentos de identificação.

3) Sou um contribuinte isento e recebi o carnê, o que fazer?
Caso o contribuinte esteja enquadrado na isenção, dirigir-se ao protocolo, que fica em frente à plataforma de atendimentos, munido com carnê e cópia do CPF e Identidade e preencher requerimento. O requerimento está disponível no portal da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br, clicar em serviços, depois em consultas e requerimentos, depois assuntos diversos/pessoa física.

4) Tenho dúvida sobre o valor cobrado e a área construída que consta em meu IPTU?
Procurar a plataforma de atendimento, com o carnê do IPTU e documentos pessoais. Caso seja necessário, fazer a solicitação de revisão de valores através de protocolo, que deve ser feita até em 30 dias contados do vencimento da primeira parcela, que é em 10/04, ou da parcela única, que vence em 02/05.

5) Quero pagar com desconto, até que data posso fazer?
O vencimento da primeira parcela do IPTU ocorre em abril. O pagamento poderá ser parcelado em seis vezes e o valor mínimo para ser parcelado é de R$ 73,50. O contribuinte também poderá optar por pagar em parcela única com desconto de 5%. Para isso, deve quitar o valor total até o dia 10 de abril (quando vence a primeira parcela). Também poderá pagar até o dia 02 de maio em parcela única, porém sem desconto.

6) Quais taxas são inclusas na cobrança de IPTU?
As taxas inclusas na cobrança são de coleta de lixo, conservação e contribuição de água e esgoto, guia de recolhimento de tributos (GTR) além do imposto. No caso dos imóveis territoriais, a taxa de coleta não é cobrada.

7) Tenho outras dúvidas que não estão relacionadas aqui, onde devo ligar?
Ligar nos telefones 3239-2789 ou 3239-2800.

 
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Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.