SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Parque Municipal Victório Siquieroli


Clique na imagem para ver em tamanho ampliado


Características gerais: A área reservada para compor o Parque Municipal Victório Siquieroli constitui -se numa bela mancha de cerrado que aparece verde e imponente no setor norte da cidade. O majestoso cerrado, com suas árvores de folhas coreáceas, troncos retorcidos e cascudos, flores muitos coloridas e frutos agrestes, dão à paisagem um matiz de tons amarelo avermelhado. Essa diversidade de espécies e cores compõe uma formação vegetal pouco conhecida e complexa, que desde a primeira visão dos bandeirantes até os dias de hoje, vem sendo desordenadamente destruída em nome do progresso. A área constituída por esta unidade de conservação é composta de áreas públicas derivadas de loteamentos aprovados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e áreas privadas que foram doadas pelos seus proprietários ao município de Uberlândia. A maior destas áreas é remanescente de uma antiga fazenda de propriedade do Sr. Victório Siqueiroli, que cedeu o nome para o parque municipal. Também se constitui de uma área de preservação permanente dos córregos Liso e Carvão.

Educação Ambiental: O Parque Municipal Victório Siquieroli abriga um Núcleo de Educação Ambiental, que está aberto a toda comunidade escolar e demais segmentos da sociedade, incentivando a realização de atividades extraclasse e orientando professores e alunos a explorar, de modo eficaz, o meio ambiente, sob o ponto de vista didático-pedagógico, trabalhando a partir de situações do cotidiano. As atividades de Educação Ambiental trabalhadas nas Unidades de conservação estão voltadas para o atendimento orientado, com monitores treinados, organização e prática de oficinas específicas, caminhadas em trilhas e, somado a tudo isso, a instrução acerca da valorização e proteção aos vários recursos naturais.

Área total: 237.152,75  m²

Localização:  Setor norte da zona urbana.  Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 707.  Bairro Jardim América.

Acesso: avenida Anália Siquieroli e avenida Antônio Tomas Ferreira de Rezende.

Infra Estrutura: O Parque é totalmente cercado com alambrado e conta com vigilância patrimonial. Na sede, estão instalados os espaços administrativo,  CODEMA,  Museu de Biodiversidade do Cerrado e Sala Verde Dr. Kerr. Aberto à visitações desde o dia 31/08/2002 quando foi inaugurado, dispõe ainda de parque infantil, pista para caminhada e a trilha Interpretativa do Óleo, visando o conhecimento do parque e educação ambiental.

Características físico naturais: As características físico naturais foram levantadas durante os trabalhos técnicos para elaboração do programa de manejo da Unidade de Conservação.

Drenagem: A rede de drenagem no Parque Municipal Victório Siquierolli é formada pelos córregos  Liso e do Carvão, afluentes da margem direita do rio Uberabinha.

Relevo: Situada na vertente direita do rio Uberabinha, a Unidade de Conservação apresenta o relevo pouco ondulado, de baixa declividade, com altitudes variando de 830 à 860 metros.

Geologia: A litologia está representada pelos arenitos da Formação Marília e pelos basaltos da Formação Serra Geral.

Solos: Na área do parque predominam os Latossolos sendo o de maior ocorrência, o Latossolo Vermelho-Amarelo de textura argilosa, que tem como características altos teores de ferro e gibbsita. São solos profundos, em avançado estágio de intemperização, com baixos valores de capacidade de troca de cátions (CTC). Em algumas áreas há ocorrência de manchas de solos petroplínticas.

Vegetação: O Parque é constituído por formações florestais do bioma Cerrado, apresentando uma porção de Mata de Galeria e, com maior abrangência, um Cerradão.

O Cerrado, no Parque Natural Municipal Victório Siquierolli, apresenta fitofisionomias que variam das formações abertas até formações florestais características:

Campo sujo - o campo sujo é um tipo fisionômico exclusivamente herbáceo-arbustivo, com arbustos e subarbustos esparsos, cujas plantas, muitas vezes, são constituídas por indivíduos menos desenvolvidos das espécies arbórea do cerrado sentido restrito (MENDONÇA et. al., 1998).

Cerradão - o Cerradão é uma formação florestal com aspectos xeromórficos, apresentando dossel predominantemente contínuo e cobertura arbórea que pode oscilar de 50 a 90 %. Árvores com altura média do estrato arbóreo variando de 8 a 15 metros, proporcionando condições de luminosidade que favorece à formação de estratos arbustivo e herbáceo diferenciado. Em sua maioria, os solos de cerradão são profundos, bem drenado, de média e baixa fertilidade e ligeiramente ácidos (MENDONÇA et. al., 1998). MENDES et al. (2001) fez um levantamento florístico das espécies arbóreas do Parque Siquierolli, encontrando 67 espécies no cerradão e/ou na mata de galeria.

Mata de Galeria - Mata de Galeria - as Matas de Galeria são formações florestais que ocorrem as margens de linhas de drenagem, onde as copas das árvores de um margem tocam as da outra margem, promovendo uma menor incidência de luz sobre as espécies mais próximas ao rio (FELFILI et al., 2000). Esta fitofisionomia mostra-se de grande importância, pois além de proteger os rios contra o assoreamento, regularizando sua vazão, também abrigam maior diversidade de espécies da flora e da fauna do bioma Cerrado (FELFILI et al.,2000). A Mata de Galeria no interior do Parque, no curso do Córrego Liso se localiza nas proximidades da avenida Antônio Tomaz Ferreira Rezende até a divisa do Parque com a Chácara Metálica.

FAUNA: No Parque Victório Siquierolli, foram observadas as seguintes espécies de aves Ictinia plumbea – Sovi, Ramphastos toco – Tucanuçu, Piaya cayana – Alma-de-gato, Crotophaga ani – Anu-preto, Eupetomena macroura – Tesoura, Columba picazuro – Asa-branca,Pitangus sulphuratus – Bem-te-vi,Turdus amaurochalinus – Sabiá-poca, Polioptila dumicola – Balança-rabo-de-máscara,Thraupis palmarum – Sanhaço-do-coqueiro,Volatina jacarina –Tiziu. Alguns mamíferos como o Didelphis albiventris – Gambá e o Callithrix sp – Saguí.

Alguns mamíferos como, gamba  (Didelphis albiventris), sagui (Callithrix sp) também foram observado, porém um maior detalhamento da composição faunistica só será possível após um levantamento sistemático dos diversos grupos zoológicos, provindo de pesquisas futuras na Unidade de Conservação.

O Parque Municipal Victório Siquieroli, por se tratar de uma área remanescente de Cerrado, apresenta grande importância como Unidade de Conservação, pois além de garantir a preservação da comunidade vegetal local, em especial a área de Mata de Galeria, favorecendo sua recuperação e consequentemente manutenção da qualidade da água dos Córregos do Liso e do Carvão, preservando “sítios”de abrigo e alimentação para a fauna local, também constitui uma excelente fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades relacionadas com Educação Ambiental.

Agendamento de escolas para atividades de educação ambiental:  (34) 3212-1692

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.