SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Meio Ambiente

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Complexo Parque do Sabiá

11375
Clique na imagem para ver em tamanho ampliado

O complexo Parque do Sabiá, que começou a ser construído em 07/07/1977 e foi inaugurado em 07/11/1982, possui uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, um conjunto hidrográfico composto por três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago e sete outros menores; uma praia artificial com 300 metros de extensão; um zoológico com animais em cativeiro de dezenas de espécies; uma estação de piscicultura com vários tanques, que servem para estocagem de matrizes, reprodução de peixes, estocagem de pós-larvas e alevinagem; um pavilhão de 1.080 m² de área construída, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental; uma pista de cooper de 5.100 metros de extensão; duas piscinas de água corrente; vários campos de futebol; cinco quadras poliesportivas; uma quadra de areia; um campo society de grama; um completo parque infantil, com mais de 100 brinquedos; conjuntos sanitários; vestiários esportivos; lanchonetes e vários recantos contemplativos, entre outras instalações. A proposta de sua criação teve como principal objetivo proporcionar ao cidadão menos favorecido um local para a prática desportiva e outras atividades de lazer.

CAMPOS:
O complexo Parque do Sabiá possui sete campos de futebol com medidas variadas, identificados de A a G. Esses campos são utilizados durante a semana para atividades das escolinhas da Futel e, aos sábados e domingos, para disputas de campeonatos diversos e são cedidos também para "rachas" da comunidade organizada.

SABIAZINHO 
Dentro do Parque do Sabiá está localizado também o Sabiazinho, um campo com excelente gramado e medidas oficiais, utilizado para jogos do campeonato amador e eventos de maior proporção, como decisões de outros campeonatos e treinos do Uberlândia Esporte Clube (UEC).

SOCIETY:
O Parque do Sabiá tem ainda dois campos society, sendo um gramado e um de areia, que são utilizados pela comunidade, principalmente aos sábados, domingos e feriados.

QUADRAS:
O futebol de salão, o vôlei, o basquete e o handebol podem ser praticados em cinco quadras, também existentes no complexo.

O MUNDO DA CRIANÇA:
No Parque do Sabiá, criança é sinônimo de lazer. O Parque Infantil é todo destinado às crianças. Para tanto, o local foi denominado de "O Mundo da Criança", proporcionando diariamente momentos de lazer com vários brinquedos e até um trenzinho, que garante o transporte para que elas conheçam as belezas do Parque.

PISTA PARA COOPER:
Com extensão de 5.100 metros, a pista asfaltada praticamente circula todo o complexo. Existem ainda as opções com trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Quem faz caminhada no Parque do Sabiá tem o privilégio não só de fazer o cooper num local de ar puro, mas também de apreciar a beleza do verde, da represa, enfim, de todo o local.

RECANTO:
Um local próprio para jogos de cartas. Chamado de "Recanto do Truqueiro", o galpão tem servido também para outras atividades.

REPRESA:
No Parque do Sabiá está localizado um grande lago artificial, além de vários outros em tamanhos menores. À margem da represa existe uma prainha, com alambrado de proteção, que, nos finais de semana, fica superlotada por crianças e adultos se divertindo. Na represa pratica-se também o esporte náutico. Além deste lago, existem outros em tamanhos menores.

PISCINAS:
Uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros fazem parte também do complexo. De terça a sexta, elas são utilizadas nos dois períodos para as aulas da escolinha de natação da Futel, que reúne crianças, adolescentes e adultos. Aos sábados e domingos, as piscinas são utilizadas pela comunidade, que busca no Parque um completo dia de lazer.

METEREOLOGIA:
A Estação de Meteorologia realiza estudos sobre as variações climáticas no Município, registra dados sobre temperaturas máxima e mínima, pluviosidade, umidade relativa do ar e direção e velocidade do vento. Os dados são repassados diariamente para Belo Horizonte.

CENTRO AMBIENTAL:
O complexo Parque do Sabiá conta com um Centro de Educação Ambiental, que tem como principal objetivo divulgar a importância da preservação do meio ambiente. A "Casa Ambiental" fica aberta das 7h às 17h e oferece às escolas e freqüentadores do Parque palestras, vídeos, cursos e apresentações teatrais, além do desenvolvimento de trabalhos que conscientizem as pessoas sobre problemas existentes no Parque e maus-tratos aos animais.

PISCICULTURA:
A Futel mantém a mais bem estruturada estação de piscicultura da região, desenvolvendo um trabalho de produção de alevinos. Dentro do plantel de reprodução, existe uma infinidade de espécies e a produção de alevinos da estação de piscicultura do Parque Sabiá é utilizada para povoar os rios da região. Os peixes recebem cuidados especiais. A temperatura da água tem que se adequar à condição da espécie. Outro aspecto importante deste setor é que alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e até da UFU utilizam a estação para realizar pesquisas e trabalhos escolares relativos à produção de peixes.

ZOOLÓGICO:

11374
Clique na imagem para ver em tamanho ampliado

A criação de um zoológico se justifica pela necessidade de promoção, valorização e preservação da fauna brasileira. O zoológico do Parque Sabiá conta com uma estrutura adequada para manter em seu interior diversas espécies de animais. A flora do parque é exuberante. Foram catalogadas 300 espécies de vegetais nativos, a fauna, necessária para a educação ambiental, é constituída de um plantel com mais de 200 espécies de animais. Vale ressaltar que, para a manutenção de um zoológico, é necessário receber autorização do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. É o Ibama quem cuida da fiscalização e das condições oferecidas à criação de animais. O zoológico do Parque do Sabiá obedece à legislação e zela pelo bom estado de preservação dos animais. Todos os animais são mantidos em recintos apropriados, dando a cada espécie condições adequadas de sobrevivência. Quem visita o Parque Sabiá pode admirar a beleza de várias espécies. Para garantir a boa condição de sobrevivência dos animais, a Futel mantém dentro do Parque uma equipe de veterinários e biólogos com atenção voltada para os mesmos.

VEGETAÇÃO:
O Parque Sabiá é um dos mais importantes pontos de lazer do município. Construído em 1978 pela Prefeitura de Uberlândia, as formações vegetais servem de sustentação para animais, insetos, mamíferos e, principalmente, aves. A diversidade é tão extensa que são encontradas mais de 300 espécies de árvores nativas, algumas centenárias, como a copaíba, o jatobá e o araticum. A característica do cerrado mineiro é preservada com jacarandás, pequis, sucupiras e caviúnas. A Futel, responsável pela administração do Parque, desenvolve várias ações de controle ambiental para garantir a preservação da reserva verde. Os biólogos do Parque não deixam a mata sofrer com a degradação. É comum o visitante destruir alguma variedade. Neste caso, é feito um constante serviço de reflorestamento. Normalmente as mudas plantadas obedecem às características da mata.

HIDROGRAFIA:
A parte hidrográfica é outro aspecto importante no Parque Sabiá. Nele existem três nascentes. Elas são preservadas na sua totalidade, sendo mantida a vegetação natural que as protege com muita seriedade. As nascentes são as responsáveis pelo abastecimento das sete represas existentes no Parque. Em uma das represas a Futel construiu uma praia artificial. Esta área é livre para o banhista que freqüentam o local. Ainda aproveitando a alta qualidade das nascentes, as duas piscinas do Parque são abastecidas com água limpa e corrente. Para os freqüentadores das piscinas, a Futel mantém professores especializados para dar aulas de natação, que são gratuitas.

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.