SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Zoológico Municipal

 

Com uma área total de 335 mil m², o Zoológico Municipal, possui um plantel de aproximadamente 200 animais distribuídos em 50 espécies diferentes entre aves, répteis e mamíferos. A vegetação do Zoológico Municipal de Uberlândia é predominantemente de Cerrado e composta por mais de 300 espécies de árvores, destacando-se a copaíba, araticum e o jatobá, sendo cortado pelo córrego do Jataí. Mostrando-se como uma importante ferramenta de ensino para os professores das escolas e universidades de Uberlândia e região.

Os zoológicos modernos possuem quatro grandes pilares de atuação: conservação, pesquisa, educação e lazer. Contribuem para a conservação dos espécimes que não conseguem voltar ao seu ambiente natural, principalmente aquelas que são ameaçadas de extinção, como por exemplo, o Lobo-guará símbolo do Cerrado, além de atuar como importante ferramenta na educação ambiental para os visitantes, favorecendo o contato da população com as espécies e conscientizando sobre a importância de contribuir para a preservação das mesmas. Essas e outras experiências podem ser vividas enquanto o público visitante está no seu momento de lazer.

O Zoológico Municipal de Uberlândia realiza visitas monitoradas com escolas públicas e privadas, pois possui um Núcleo de Educação Ambiental, responsável por acompanhar os alunos, percorrendo toda a área e apresentando os recintos.

Visitas
Terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 16h com permanência até às 17h
Visitas Monitoradas
Agendamento - (34) 3227-1330

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.