SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Rio Uberabinha

O rio Uberabinha é a vida da nossa cidade, conhecê-lo e preservá-lo agora é um compromisso com o futuro e a certeza da garantia de uma melhor qualidade de vida para os habitantes de Uberlândia.

Nascente do Rio Uberabinha
O rio Uberabinha é o principal manancial utilizado para o abastecimento de água de Uberlândia. Suas nascentes estão localizadas no município de Uberaba, à cerca de 96km ao sul da cidade de Uberlândia, próximo ao distrito de Tapuirama.
A área total da bacia hidrográfica é de 2000 km2, possuindo 49 afluentes, sendo os mais importantes os ribeirões Beija-Flor, Bom Jardim e Rio das Pedras.

As matas ciliares
A região das nascentes é um chapadão, a cerca de 900 metros de altitude, onde a vegetação natural é o campo cerrado. Ocorrem também extensas áreas de brejo, constituídas de solos úmidos, com espessos horizontes de argila branca recoberta de turfa. É neste ambiente que aparecem os covais, um ecossistema importante para a manutenção do regime hídrico do rio, além de ser um refúgio para a fauna silvestre.
No médio curso as águas mansas correm por vales abertos com amplas planícies de inundação onde ocorrem capões de mata e lagoas temporárias.

Na descida rumo à cidade, o rio Uberabinha percorre áreas de lavouras, pastagens e reflorestamento. Acompanhando o curso do rio, encontramos longos trechos de matas ciliares que, com sua vegetação rica e variada, oferecem alimento para a fauna, ajudam a preservar a qualidade da água e protegem as margens dos processos erosivos evitando o assoreamento da calha do rio. Em algumas áreas em que a mata ciliar foi suprimida, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente num esforço conjunto com os proprietários rurais, vem desenvolvendo o projeto de recomposição da mata ciliar com essências nativas ou adaptadas ao cerrado mineiro.
Nesta parte do rio são encontrados locais de antigas lavras de cascalho, que após desativadas, tornaram-se lagoas de águas cristalinas.

A partir do médio curso começam aparecer diversas corredeiras e cachoeiras de grande beleza paisagística, propiciando potencial turístico e lazer. A cachoeira mais importante é a de Sucupira, onde está localizada uma das Estações de Captação e Tratamento de Água que abastece a cidade.

Cachoeira dos Dias
É a primeira cachoeira do baixo curso e está localizada próximo à usina de triagem e compostagem de lixo.

Cachoeira dos Martins
Situada junto a Usina dos Martins, que até hoje contribui com geração de energia.

Cachoeira Miné
Fica próxima ao Distrito de Martinésia, com grande beleza natural.

Cachoeira de Malagone
Última cachoeira do Rio Uberabinha, possui aproximadamente oito metros de queda e um grande volume de água.

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.