SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Saúde

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Boletim Epidemiológico da Dengue

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizada para o combate à dengue por meio de ações de vigilância, prevenção e controle da doença e do mosquito Aedes Aegypti. A Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, está organizada e exerce suas atividades dentro dos protocolos de vigilância, atenção e promoção à saúde, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O cenário em Uberlândia repete a situação epidemiológica enfrentada por diversos municípios de Minas Gerais e de outros estados da federação. Historicamente, devido às condições climáticas, o maior número de notificações de casos suspeitos se concentrava entre novembro e maio. Entretanto, a transmissão persiste até hoje e o município ainda enfrenta uma alta incidência da doença. Além do trabalho de vigilância, realizado durante todo o ano, ações de proteção à população contra a dengue são desencadeadas assim que são notificados casos suspeitos da doença ao Centro de Controle de Zoonoses. Após notificação de caso suspeito, o Centro de Controle de Zoonose realiza ações de bloqueio num raio de aproximadamente 300 metros a partir do endereço do paciente.

As coordenações de Gestão de Pessoas, Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) desenvolveram capacitações para os agentes de comunitários de saúde e enfermeiros. Com esse trabalho as equipes de saúde da família estão participando do enfrentamento à dengue nas visitas domiciliares, passando a identificar focos de infestação em suas referências e informando ao CCZ como alerta. Demais profissionais de saúde também foram capacitados para atendimento dos casos suspeitos de dengue com base no protocolo de condutas do Ministério da Saúde. O município também disponibiliza exames sorológicos para diagnostico laboratorial em todos os casos suspeitos, sem restrições ou cotas.

E com o retorno das chuvas, é imprescindível que a sociedade contribua de forma decisiva eliminando de suas residências qualquer recipiente que acumule água, pois a presença do mosquito é comum em recipientes fixos como: calhas, bromélias, piscinas, ralos, pratinhos de plantas, bebedouros de animais domésticos.

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.