SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Saúde

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Unidades Básicas de Saúde da Família

A Atenção Básica é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde, é o atendimento inicial. As unidades de atenção básica que tem a Estratégia Saúde da Família (ESF) como forma de organização denominada de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). O objetivo da ESF é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade, funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. A Equipe Saúde da Família é composta por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e os agentes comunitários de saúde, além dos profissionais de apoio como serviços gerais e auxiliar administrativo. Em 28 equipes de saúde da família do município há a presença da equipe de Saúde bucal, formada por um cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal.

Cada equipe de ESF trabalha com área de abrangência definida de acordo com a população adscrita, cuidando de todos os ciclos de vida, desde a o recém-nascido até os idosos, com vínculo e responsabilização pelas pessoas, com foco na família. Além das atividades de prevenção e promoção de saúde, a equipe atende tanto as condições crônicas como as agudas desta população dentro do território de abrangência que compete a atenção básica e é também responsável pela coordenação do cuidado nos outros pontos da rede, ou seja, encaminha às especialidades e para procedimentos de média e alta complexidade, entretanto os pacientes devem retornar à equipe com contra referência para continuidade do cuidado com sua equipe de saúde da família. Os Agentes Comunitários de Saúde têm papel fundamental dentro das Equipes de Saúde da Família, são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das famílias dentro do território definido. Bem como um elo de ligação entre a equipe e a comunidade.

O Município de Uberlândia conta também com o Qualifica SAÚDI sendo a 1ª cidade de Minas Gerais a padronizar o acesso na Atenção Primária. Contamos com 15 Unidades Laboratório em funcionamento e o processo de expansão para o restante das equipes (59 equipes) em andamento.

Além das Equipes Saúde da Família, existe o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o NASF foi criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade. Os NASF são equipes compostas por profissionais de diferentes formações (Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Profissionais de Educação Física, Pediatra, Psiquiatra, Ginecologistas, entre outros profissionais definidos pelo Ministério da Saúde) atuando de maneira integrada e apoiando as equipes saúde da família aumentando a resolubilidade das equipes, possibilitando o atendimento integral e melhorando a qualidade de vida das pessoas. No Município temos 10 equipes de NASF distribuídas os setores Sul, Leste, Oeste, Central e Norte. Além desses profissionais existe o atendimento das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) que oferece serviços de Reiki, danças circulares, homeopatia, acupuntura, nas unidades de saúde Brasil, Patrimônio, Morumbi, Mansour, Jardim Celia, Tocantins e também no Centro de Referencia de Práticas Integrativas e Complementares.

São 74 Equipes de Saúde da Família, distribuídas em 54 Unidades Básicas de Saúde da Família e 02 Unidades de Apoio à Saúde da Família, sendo cinco equipes na Zona Rural (uma em cada distrito e uma equipe itinerante).

As UBSF e Unidades de Apoio a Saúde da Família estão instaladas nos seguintes bairros ou regiões:

  • Setor Sul: Aurora, Campo Alegre, Granada, Gravatás, Jardim Botânico, Lagoinha, Laranjeiras, Santa Luzia, São Gabriel, São Jorge, Seringueiras, Shopping Park.
  • Setor Leste: Aclimação, Alvorada, Custódio Pereira, Dom Almir, Ipanema, Joana Darc, Morumbi, Tenda do Moreno (Unidade de Apoio).
  • Setor Oeste: Canaã, Jardim Célia, Jaraguá, Jardim Europa, Jardim das Palmeiras, Mansour, Morada Nova, São Lucas, Taiaman e Luizote de Freitas.
  • Setor Central: Bom Jesus.
  • Setor Norte: Jardim Brasília, Jardim Brasília II, Minas Gerais, São José, Marta Helena e Santa Rosa.
  • Zona rural e distritos: Distritos de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga e Tapuirama, e Equipe Itinerante Tangará e Rio das Pedras, Sobradinho (Unidade de Apoio).
Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.