SECRETARIAS E ÓRGÃOS » Saúde

Menu


Secretarias


Gabinete


Administração Indireta

Centro de Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses foi fundado em 1987 e passou por uma ampliação e reforma de suas instalações em 2008, promovendo um conforto maior para seus servidores e melhorando a qualidade de atendimento à população. Possui atualmente cerca de 500 funcionários compondo seu quadro, sendo a maioria deles Agentes de Controle de Zoonoses.

Telefone: 3213-1470

Laboratórios

1) Laboratório de Endemias e Entomologia
O Laboratório de Endemias e Entomologia desenvolve ações tanto relacionadas ao diagnostico de algumas endemias como é o caso de Malaria e Leishmaniose, como também faz pesquisas entomológicas que vão desde a captura de vetores de importância sanitária em nossa região até a preparação, exames parasitológicos e identificação destes vetores.

2) Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros
O Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros é responsável pelo controle da população de morcegos hematófagos e o manejo dos mesmos na região urbana. Além disso, dá orientações à população de como agir em caso de presença de morcegos, primando sempre pela proteção desses animais que são de extrema importância para o ecossistema.

O Laboratório também orienta a população como colaborar com a limpeza e eliminação de insetos, que constituem a principal fonte de alimento dos escorpiões. É importante lembrar que até o momento não existe nenhum veneno comprovadamente eficaz contra este animal. A equipe também promove abertura de quarteirões e busca ativa de escorpiões dentro e fora das casas. O manejo de serpentes e aranhas também é atribuição do Laboratório.

Programas

1) Programa de Controle de Dengue
Programa de Controle de Dengue de Uberlândia trabalha intensamente no controle do mosquito Aedes aegypti, para isso ele conta com 399 agentes de Zoonoses, onde cada um é responsável por uma determinada área que corresponde aproximadamente 1.000 imóveis. O maior contato entre Agente e moradores possibilita um melhor controle dos focos do mosquito, pois percebe-se claramente uma maior participação e parceria em relação a essa luta.

2) Programa de Controle de Agravos e Roedores
O Programa de Controle de Agravos realiza combate aos artrópodes de importância médica e a roedores em residências, mediante solicitação dos moradores, e, também, dessinsetizações e desratizações em órgãos públicos como creches, escolas ou unidades de saúde. Também é realizado orientações sobre a prevenção destes agravos e das doenças veiculadas.

3) Programa de Controle da Raiva animal
O Programa é responsável pelo controle da raiva urbana no município, executando as seguintes ações:
• Campanha anual de vacinação anti-rábica animal na zona urbana e rural do município;
• Acompanhamentos epidemiológicos de agressões por cães e gatos;
• Captura de cães errantes;
• Controle populacional através de castrações de cães e gatos, em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia;
• Feira de cães e gatos para adoção em parceria com a Associação de Proteção Animal;

O município desde 1987 não registra nenhum caso de raiva em cães e gatos. É feito o monitoramento do vírus rábico entre esses animais, através do envio de material para exame de animais suspeitos.

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.