•  
  •  
  •  

    A configuração do povoado


    As primeiras residências construídas em volta da capela foram de: Francisco Alves Pereira, Luiz Alves Pereira, Manoel Alves dos Santos, Francisco Pereira dos Santos, José Alves de Amorim Brito, Felisberto Alves Carrejo. Mais tarde foi construído na esquina, na parte de cima, o hotel de João Bernardes Souza, e do outro lado uma casa de comércio de Custódio da Costa Pereira.

     122
    Casa comercial
     123
    Casa comercial


    Naquela época uma população presumível em cento e cinqüenta habitantes se distribuía nas poucas casas que irradiavam do largo da Matriz ao largo do Rosário (atual Praça Dr. Duarte) e próxima ao ribeirão São Pedro. O comércio também despontava nessa época, mas totalmente voltado aos gêneros de primeira necessidade.

    Para a emancipação do Distrito era necessária sua elevação à categoria de Vila. Formou-se então uma comissão pró-emancipação que  enviou ao governo da Província, através do deputado Augusto César, um documento no qual expunha as possibilidades econômicas que justificavam o pretendido.

    Através do decreto nº 51 de 07 de Junho de 1888 fosse elevado à   categoria de Vila e em 31 de Agosto do mesmo ano passasse a Município pela Lei 4643. Três anos mais tarde, o governador de Estado nomeou os membros do Conselho de Intendência, aos quais coube a organização do código de administração pública e detenção  e do prédio destinado a instalação da Intendência Municipal.

    A instalação da Intendência se deu a 14 de março de 1891 em prédio cedido por Arlindo Teixeira, o qual se localizava na rua Vigário Dantas esquina com rua Direita (atual Marechal Deodoro). No ano seguinte foi instalada a Comarca de São Pedro de Uberabinha, tendo como juiz de Direito o Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa. O processo de emancipação culminou com a instalação da primeira Câmara, o que se deu a 07 de março de 1892, tendo como Presidente e Agente Executivo, Augusto César Ferreira e Souza.E em 24 de maio de 1892 através da Lei nº 23 a Vila de São Pedro do uberabinha foi elevada à categoria de cidade.


    124
    1ª Câmara Municipal de Uberlândia

    125
    Augusto César Ferreira e Souza - Presidente e Agente Executivo
      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444