•  
  •  
  •  

    Processamento de Dados de Uberlândia - PRODAUB


    A PRODAUB é uma empresa pública de direito privado pertencente à Prefeitura Municipal de Uberlândia, responsável pela gestão de toda a Tecnologia de Informação e Comunicação do Município.

    A PRODAUB trabalha para atender as necessidades e expectativas de seus clientes, tornando disponíveis soluções de Sistemas de Informação que levem à efetividade e transparência na Gestão Municipal e ao acesso do cidadão a informações e serviços de interesse social ou empresarial. É parte fundamental integrar e otimizar os recursos de Tecnologia da Informação do Município.

    A PRODAUB está buscando tornar-se uma empresa reconhecida por seus clientes pela capacidade técnica de encontrar e viabilizar soluções de Sistemas de Informação de forma ágil, rápida e flexível, com qualidade e custos competitivos. Para realização deste objetivo, temos como fundamental o trabalho em parceria com nosso cliente desde a identificação das necessidades, passando pela escolha de soluções, implementação e gerenciamento. É fundamental, em todas as etapas, combinarmos a visão global do Município com as específicas de cada um de nossos clientes.

    Para que tenhamos competitividade nos serviços que prestamos, é vital transformar, continuamente, nossas competências em soluções. Ao mesmo tempo, devemos estar preparados para dar grandes saltos qualitativos, antecipando-nos às necessidades dos clientes.
     
    Atividades Executadas:
     
    Suporte a Software End-User:
    A PRODAUB presta apoio técnico na utilização de ambientes informatizados, garantindo ao cliente o funcionamento seguro e eficaz de infra-estruturas de hardware, software e comunicação, além de mais produtividade e foco em sua atividade-fim.
     
    Treinamento:
    A PRODAUB oferece aos servidores municipais treinamento para a formação, qualificação e desenvolvimento de pessoas em soluções de tecnologia da Informação.
     
    Gestão de Rede:
    A PRODAUB presta suporte técnico a 230 pontos de conectividade para tráfego de informações e acesso a aplicações e internet nos diversos pontos do Município como escolas, UAIs, Postos de Saúde, PISCs.
     
    Tratamento de Imagens:
    A PRODAUB disponibiliza um sistema para digitalização das leis, portarias e decretos do Município, que utiliza tecnologia de informação para capturar imagens através de scanners, transferindo-as para o computador. Uma vez arquivado, a consulta é rápida e pode ser feita por inúmeras chaves de pesquisa.
     
    Suporte a Rede de Computadores:
    A crescente evolução do processo de informatização exige a mais adequada infra-estrutura tecnológica. Para prestar atendimentos aos mais diversos segmentos de público, é preciso possuir rede, equipamentos e instalações elétrica e lógica que funcionem com segurança e qualidade. A PRODAUB disponibiliza equipe técnica que  se dedica exclusivamente a suporte a  rede do cliente ou prestar o serviço remotamente, quando necessário, dando assistência a estações de trabalho, servidores e redes de comunicação de dados. Atualmente a PRODAUB presta apoio técnico para 234 redes de computadores instaladas no Município de Uberlândia.
     
    Fábrica de Software:
    A PRODAUB implantou o modelo de desenvolvimento de sistemas com base em Fábrica de Software a qual procura aplicar os conceitos de produção em grande escala da indústria de manufatura a processos de produção de software, trazendo como benefícios potenciais para o Cliente a prática mais rigorosa e organizada de padrões, princípios de melhoria contínua, especialização de funções, e ganhos de escala.
     
    Gestão à Vista:

    A PRODAUB desenvolveu  o sistema de gestão à vista em ambiente WEB com a finalidade de fazer a Gestão do Orçamento do Município, podendo ser utilizadas tanto na Intranet como na Internet. Surgiu da necessidade da Prefeitura Municipal de Uberlândia fazer o gerenciamento de suas despesas e receitas de maneira rápida, centralizada e fácil, para a tomada de decisões antes que se gaste mais do que foi orçado (estouro do orçamento), fazendo a comparação com os valores orçados e apontando os desvios dos mesmos, e também permitem que sejam simulados cortes nos orçamentos, de maneira inteligente. Todas as aplicações são dividas por secretarias, sendo que cada secretário ou gestor orçamentário de uma unidade orçamentária gerencia seu orçamento de maneira independente. Entretanto, tanto o gabinete do prefeito com a Secretaria Municipal de Finanças, podem ter uma visão geral de todo o Orçamento do Município. Está dividido em módulos, são eles: Gestor Orçamentário; Resumo Orçamentário; Gráfico Orçamentário; Previsões de Receitas e Simulador para Contingenciamento.

    Utiliza-se de sinalizadores, possibilitando visualizar como está a situação entre o que foi orçado/arrecadado e o que já foi gasto/previsto até o momento, por natureza e no geral.
     
    Gestor Tributário:
    Devido a necessidade de um sistema parametrizável, para geração de dívidas, evitando que usuários finais tomem decisões, no que disse respeito ao valor, vencimento das dívidas, entre outros, a PRODAUB desenvolveu o sistema Gestor Tributário.
    Com o Gestor Tributário é permitido centralizar todas as decisões sobre como serão geradas as dívidas, cada tipo de dívida com um comportamento individualizado e parametrizado. Além disso, maior controle sobre quais dívidas cada usuário terá direito de gerar, evitando assim, que usuários possam gerar dívidas não oriundas do setor ao qual trabalha.

    Cada dívida é identificada por uma origem (ex. IPTU, ISS, Vigilância Sanitária, etc.), esta origem é um cadastro que determina o comportamento da dívida no ato da geração da mesma, bem como na emissão de segundas vias.

    A cada origem de dívida é associado um conjunto de composições, que por suas vez indicam cada um dos valores que podem compor a dívida e as faixas de descontos permitidos na geração da mesma.

    Para maior flexibilidade, no cálculo dos valores da composição (quando o mesmo se fizer necessário), foi desenvolvimento a fórmula de cálculo com conceito de possibilitar a digitação da mesma em sua forma natural.
     
    Faturamento Imediato do DMAE:
    A PRODAUB desenvolveu o Sistema de Faturamento Imediato usado pelo DMAE na coleta da leitura do hidrômetro e emissão da fatura de água e esgoto, utilizando-se de uma impressora térmica portátil e um smartphone (computador de mão, conectado à impressora por uma porta infravermelha, operando no modo GSM/GPRS), leitura esta realizada na residência do munícipe e entrega da fatura ao mesmo e no mesmo instante de sua emissão.
     
    Informatização das farmácias:
    A PRODAUB implantou em todas as UAI’s, UBS’s e PSF’s o Sistema de Controle das Farmácias que disponibilizou informações instantâneas sobre o giro, movimentação e posição atual do estoque, integrado com o Sistema de Saúde, possibilitando identificar o consumo de medicamentos pelo prontuário de cada paciente.
     
    Sistema Orçamentário:
    O Sistema foi desenvolvido para trabalhar sob as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com base na lei complementar 101/00, a qual tem o princípio de trabalhar a gestão orçamentária do município, possibilitando ao ordenador de despesa uma visão do planejamento orçamentário, definido melhor suas metas orçamentárias, despesas e receitas para melhor direcionar os gastos públicos.
     
    Sistema Acadêmico:
    O sistema está em implantação nas Escolas Municipais em ambiente WEB (Acesso pela internet), nas atividades de controle acadêmico das secretarias, racionalizando os processos operacionais e instrumentais que envolvem a vida escolar dos alunos. Com os dados cadastrados é possível gerar relatórios que vão desde a ficha da matrícula, atestado de escolaridade ao boletim escolar, totalmente integrado com o Educacenso.
     
    Matrícula Integrada:
    A PRODAUB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um sistema que possibilita a inscrição para uma vaga da Rede Municipal de Ensino agilizando o trabalho dos servidores e evitando filas às portas das escolas nos finais de ano. O trabalho garante uma setorização das matrículas.
     
    Business Intelligence (BI):
    É uma nova forma de emprego da informação na gestão de negócios que privilegia o conhecimento e, principalmente, os talentos individuais dos que melhor sabem como utilizar a informação em ações bem dirigidas e de efeito. Ações com tais atributos dependem essencialmente do conhecimento do contexto de negócios, ou visão multidimensional, em que o tomador de decisão deve atuar.

    Modernização Tributária:
    O projeto tem como objetivo modernizar os processos de atendimento ao público, dando a munícipe requerente, além da opção do atendimento presencial o atendimento à distância. O projeto trará como benefícios: redução do tempo de atendimento; eliminação das inconsistências e erros do sistema atual; simplificação do sistema de atendimento ao contribuinte; modernização da plataforma de atendimento e melhoria da gestão de acesso às informações, como: 2ª vias e DAM’s; Extratos; Certidões; Negociações; Relatórios operacionais; Relatórios Gerencias.
     
    Central de Leitos:
    Sistema que auxilia a regulação de leitos, com objetivo de otimizar a oferta de serviços da rede ao remanejar pacientes para as unidades onde há vagas disponíveis.

    Prontuário Eletrônico do Paciente:
    Sistema que possibilita a parametrização das informações que irão compor o protocolo da especialidade médica, implementação de caso de uso para cálculos de atendimento Pré-natal, como data provável do parto, idade gestacional calculada, IMC (índice de massa corporal) entre outros, ajustes nas rotinas de consulta para nortear a solicitação de exames de cada período da gestação, ajustes nas rotinas de consulta para receber as informações parametrizadas de normalidade de exames e alertar ao profissional de Saúde sobre casos que estão fora do normal.
     
    Cartão Municipal de Saúde:
    Sistema que possibilita a vinculação dos procedimentos médicos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. No cartão constará o número de identificação do SUS, da UFU e da rede municipal, os quais serão distribuídos para os usuários da rede.
     
    Informatização dos programas de prestação de contas da Sec. De Saúde:
    O sistema efetua a leitura e envio de dados ao SUS, para os programas SIS Pré-Natal (Prestação de contas referente aos procedimentos efetuados na assistência pré-natal), SIAB (Sistema de Atenção Básica e presta conta dos procedimentos e ações que são efetuados no Programa de Saúde da Família), PNI (Programa Nacional de Imunização que controla as vacinações efetuadas bem como todo procedimento referente a ações de imunização), Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus).
     
    GIM – Gestor de Informações Municipais:
    Foi implantado o GIM – Gestor de Informações Municipais, que tem como objetivo atender o Executivo e Secretários com informações acuradas, de rápido acesso e sumarizadas (tanto no formato de relatórios, mas principalmente gráficos) de todas as áreas importantes do Município para fundamentar tomadas de decisões.

    Inicialmente foram disponibilizados os módulos ligados à área financeira, tais como Receitas, Despesas, Fluxo de Caixa, Empenhos e Projeções.

    É portanto, um sistema de gestão eficaz, permitindo em poucas telas a visualização completa da saúde financeira do Município.
     
    NFAIP:
    Tem como objetivo o lançamento automático das Notificações Fiscais e Autos de Infração, controlando todas as fases recursais e posterior cobrança, bem como a gestão da produtividade dos fiscais do setor de Fiscalização do ISS.
     
    ITBI:
    Desenvolvimento do sistema que possibilita o Munícipe calcular o valor e imprimir a guia do ITBI - Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos, pelo Portal da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444