•  
  •  
  •  

    Proteção à mulher vítima de violência


    Criado em 18 de maio de 2012, na cidade de Uberlândia, vinculado a superintendência da Mulher/Secretaria de Governo, o Centro Integrado da Mulher tem como missão o atendimento à mulher vitima de violência domestica, amparado pela lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Agrega três tipos de órgãos de referência em beneficio à mulher:
     
    Núcleo de Apoio à Mulher – NAM

    Desenvolve ações preventivas e informativas, articuladas em rede. Comporta atendimentos psicológicos e socioassistencial. Articula ainda, meios que favoreçam a capacitação profissional e a inserção da mulher no mercado de trabalho. Informa e encaminha à programas de educação formal e informal oferecidas ou não pelo município. 
     
    Defensoria Pública – DP

    Oferece atendimento jurídico especializado para mulheres que não possuem condições financeiras para contratar um advogado. Ingressa-se em juízo, apenas processos relacionados ao Direito de família, tais como: divórcio, busca e apreensão de menores, guarda, pensão alimentícia, partilha de bens, reconhecimento e dissolução de união estável.
    Obs: o beneficio neste órgão poderá ser utilizado apenas por mulheres vítimas de violência doméstica, e que tenham lavrado um BO – Boletim de Ocorrência. 
     
    Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM
     
    Unidade especializada da Polícia Civil, para atendimento à mulheres em situação de risco e violência. Tem caráter preventivo e repressivo e realiza ações de prevenção, apuração e investigação de crimes. Dentre algumas de suas atribuições, incluem: informação à ofendida de seus direitos, instauração de Inquérito Policial, encaminhamento da solicitação de Medidas Protetivas ao órgão judiciário, expedição de guia para a realização do exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal), encaminhamento de vítimas para a Casa Abrigo, em caso de risco de morte e extrema urgência.
     
    Endereço: Rua Cruzeiro dos Peixotos, 557 - Bairro: Aparecida – Uberlândia/MG
    Horário de Atendimento: das 8h às 17h
    Telefone: (34) 32313756 /  32108304
    Valor da Taxa: Gratuito
      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444