•  
  •  
  •  

    NOTÍCIAS DA FUTEL


    17/01/2019 10h06- Atualizado em 17/01/2019 11h17

    Projetos garantem atividade física e qualidade de vida a servidores

    Servidor em Movimento e Protegendo Quem Te Move são oferecidos gratuitamente aos profissionais da Prefeitura


    Promover práticas saudáveis e exercícios físicos como forma de tratamento e prevenção de patologias, em estímulo à saúde e bem-estar. Esse é o foco de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia junto aos seus servidores, seja da administração direta ou indireta.

    Atividades no UTC

    Uma das iniciativas é o Servidor em Movimento, realizado em parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O projeto foi criado em 2005 (durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão) para incentivar a prática regular da atividade física e melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no Município.Com aulas de musculação e acompanhamento de educadores físicos, a ação acontece no Centro Municipal de Alto Rendimento – UTC.


    Para a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Pessoal, Maria Angélica Pereira Ribeiro, o projeto auxilia diretamente na saúde do trabalhador. “Nós investimos na valorização do servidor. Acreditamos que é por meio da prática de exercícios físicos que ele passa a viver de modo ainda mais saudável, não só no trabalho, mas no dia a dia também”, afirmou.

    Reabilitação

    Integrado ao Servidor em Movimento, o Município desenvolve o Protegendo Quem Te Move, voltado para a reabilitação de servidores que tenham apresentado afastamento para tratamento de saúde em doenças osteomusculares (categoria M do Código Internacional de Doenças – CID). Tais patologias podem acometer ombros, coluna e joelhos, por exemplo.

    A iniciativa acontece todas as terças e quintas-feiras (das 18h e 20h), com acompanhamento de um médico e um educador físico. Por meio dela, os cerca de 25 servidores inscritos atualmente são beneficiados por um trabalho de reabilitação, condicionamento físico e prevenção, sempre adequado à necessidade de cada um.

    Luiz Henrique de Vasconcelos Coelho, de 61 anos, é servidor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) há pelo menos 15 anos. Sedentário a maior parte da vida, descobriu problemas como tendinite no ombro e uma artrose que acomete a coluna vertebral, conhecida como bico de papagaio. Para tratar as patologias, além do acompanhamento médico, aderiu aos dois projetos e já sente o resultado.

    “É normal pensar que quem tem algum problema tem que ficar parado descansando, mas é exatamente o contrário. Depois que comecei a me exercitar e fazer a reabilitação aqui no UTC, consegui parar de tomar meus remédios para dor porque tudo melhorou. Esse projeto é muito importante, pois nos ajuda a cuidar do corpo e, consequentemente, da mente, melhorando nossa qualidade de vida”, afirmou.

    Inscrições

    Os servidores interessados em participar dos projetos devem procurar o Núcleo de Acompanhamento de Pessoal/Diretoria de Gestão de Pessoas, no Centro Administrativo Municipal. Para isso, é necessária a apresentação de atestado de aptidão do médico assistente e documento de identidade. Para mais informações, basta ligar nos números 3239-2848/2522.

    SECOM

      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444