•  
  •  
  •  
    Rádio Uberlândia
    Canal Uberlândia

    AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


    07/08/2012 15h59- Atualizado em 10/10/2012 14h17

    Udigital facilita a emissão de notas fiscais


    Um sistema online que substitui as tradicionais notas fiscais impressas, o Udigital é um investimento em tecnologia feito pela Prefeitura de Uberlândia para garantir mais praticidade aos prestadores de serviços e contadores. Também conhecido como Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), o sistema foi implantado no início de 2010 e é utilizado atualmente por mais de 16 mil empresas, que já emitiram mais de nove milhões de notas eletrônicas.

    “A implantação do Udigital agregou praticidade ao dia a dia dos prestadores de serviços e contadores. Com o sistema, as empresas têm condições de atualizar os dados junto à Prefeitura sem precisar vir até o local. Além de contribuir para a redução de custos com papel, o sistema permite que o prestador emita a nota para qualquer parte, não só do Brasil, mas também para o exterior”, explicou Célia Maria Amorim Martins, Diretora de Fiscalização de Rendas Tributárias, da Secretaria Municipal de Finanças.

    O credenciamento e a emissão da nota são feitos no site http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/nfse/ . No ato do cadastramento, o responsável legal pela empresa inscreve o e-mail para receber a senha. Caso queira que outras pessoas acessem o sistema, pode incluir o e-mail desses sub-usuários para que tenham senhas.

    As guias de pagamento são geradas automaticamente. Caso o prestador de serviço não consiga acessar o sistema em determinado momento, pode fazer um Recibo Provisório de Serviços (RPS), disponibilizado por um programa que deve ser instalado no computador. O prestador tem um prazo de cinco dias a partir da emissão para converter o recibo em nota fiscal.

    Os modelos de notas de serviços existentes são reduzidos em apenas um. O formato da NFS-e é padronizado e racionalizado. Isto facilita a autenticação da nota, que pode ser conferida a partir do CNPJ ou do número de verificação, exibido no cabeçalho do documento.

      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444