•  
  •  
  •  
    Rádio Uberlândia
    Canal Uberlândia

    AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


    19/03/2014 09h47- Atualizado em 19/03/2014 16h34

    Uberlândia sedia Pré-Conferência sobre Saúde do Trabalhador


    A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (19), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da microrregião de Araguari/Uberlândia. O evento foi uma preparação para a Conferência Macrorregional do Triângulo Norte.

    A coordenadora do Cerest, Silvia Fonseca, afirma que o objetivo é sensibilizar a comunidade e as entidades representativas dos trabalhadores sobre a importância de levantar propostas a partir das experiências de cada um em seu ambiente de trabalho. “Vamos juntos propor ações e políticas para melhorar a saúde dos trabalhadores na nossa microrregião e no Triângulo Norte, que é nossa Macrorregião,” diz.
     
    A etapa microrregional analisa as propostas dos municípios para o eixo principal da Conferência Nacional com o tema “A implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNST)”, que considera os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores, formais e informais, rurais ou urbanos. 
     
    O representante da Secretaria de Saúde, Wellington Muniz Ribeiro, disse que a saúde do trabalhador é vista com prioridade no governo. “O secretário de Saúde pauta-se na importância da participação popular no controle social e temos feito esforços no sentido de mobilizar as pessoas a compreender os processos de gestões da saúde na cidade”, disse.
     
    Os municípios participantes desta etapa microrregional foram: Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata, Tupaciguara e Uberlândia. 
     
    A Conferência Macrorregional Triângulo Norte acontecerá nos dias 15 e 16 de maio em Uberlândia, e contará com participação dos delegados eleitos dos 30 municípios da região, sendo 50% usuários, 25% gestores/presidentes e 25% trabalhadores. Por sua vez, a etapa estadual será em julho, em Belo Horizonte, e a 4º Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora está prevista para novembro.
     
      Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Santa Mônica
      CEP: 38408-150 Fone: (34) 3239-2444