Notícias

Prefeitura garante atendimento odontológico com 92 consultórios

Aquisição de 28 consultórios em 2019 tem auxiliado no atendimento em 46 unidades
17 de julho de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Do recém-nascido ao idoso, o serviço de saúde bucal oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Saúde Bucal, acolhe todos os públicos e reforça o compromisso da atenção integral à saúde da população de Uberlândia. A atual gestão desenvolve frentes de trabalho para garantir o acesso da comunidade aos 92 consultórios que fazem agendamentos e atendem casos de urgência e emergência, além de realizarem avaliações.

Em 2018, foram 35.500 atendimentos de urgência e emergência. Nos ambulatórios, ocorreram 265 mil consultas voltadas para grupos prioritários, que englobam crianças de 0 a 5 anos, gestantes e diabéticos. Esses pacientes chegam aos consultórios por encaminhamento de enfermeiros ou médicos da atenção primária dentro do programa interdisciplinar. 

Para melhorar ainda mais e ampliar o atendimento, a Prefeitura adquiriu 28 novos consultórios em 2019 por meio de emenda parlamentar obtida pelo prefeito Odelmo Leão junto aos deputados federais Mário Heringer e Weliton Prado. Houve reposição de equipamentos e instalação de outros nas novas unidades de saúde dos bairros Monte Hebron e Residencial Pequis.

“Os equipamentos antigos foram substituídos, diminuindo assim a manutenção, melhorando e aumentando o acesso da população aos serviços de saúde bucal. Temos hoje um maior número de atendimentos nas unidades. O município tem trabalhado no sentido de envolver todos os ciclos de vida para atendimento e trabalhado com os grupos prioritários (gestantes, crianças de zero a cinco anos e diabéticos) para melhoria da condição de saúde bucal da população”, explicou a referência técnica em saúde bucal, Hebe Rosely Couto.

Primeira consulta

A cirurgiã-dentista Nédie Georges Nicolas integra uma das três equipes atuantes na Unidade Básica de Saúde Família (UBSF) Jardim Brasília II. Ela explica que a ação com as crianças visa atender a meta definida pelo município de zerar a incidência cárie em crianças de 0 a 5 anos, conformeMapa Estratégico da Secretaria Municipal de Saúde. “A importância está em aprender a necessidade da saúde bucal dessas crianças, da manutenção de uma boca saudável e acostumar esse meio bucal com a higienização, para continuar de forma correta à medida que vão aparecendo os primeiros dentinhos”, destacou.

A satisfação é destacada pelo operador de máquinas Cleuber Junior de Oliveira Santos, pai da Lorena, que tem seis meses de idade e visitou o dentista pela primeira vez graças ao trabalho oferecido nas UBSFs. “O atendimento é bom por ser perto de casa. As profissionais são muito atenciosas. É um cuidado a mais para nossas crianças”, disse.

Amplitude

O serviço odontológico municipal é realizado em 46 unidades disponibilizadas em regiões estratégicas para atender todos os setores de Uberlândia. Confira:

– 8 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – com dois Centros de Especialidades nas unidades Pampulha e Roosevelt
– 8 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS).
– 26 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) – sendo sete unidades rurais – Além de dois Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais)- um na Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e outro no Ambulatório IST/AIDS Herbert de Souza.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load