Notícias

Horto Municipal intensifica produção de mudas para doações

Somente neste ano, foram geradas mais de 73 mil unidades e outras 15 mil já foram doadas ou plantadas
25 de julho de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Considerada uma das 100 cidades mais verdes no mundo por um ranking internacional no ano passado, Uberlândia continua seguindo caminhos de preservação do meio ambiente: o Horto Municipal produz milhares de mudas para a arborização de equipamentos públicos e doações para moradores das zonas urbana e rural da cidade. Somente neste ano, 73 mil novas mudas foram geradas. Destas, mais de 15 mil já foram plantadas ou doadas. Em 2018 a produção alcançou 164 mil mudas e foram doadas ou plantadas 33,2 mil unidades.

No período chuvoso que se aproxima, entre outubro deste ano e fevereiro de 2020, o número de doações tende a aumentar. Por isso, o ritmo é acelerado na produção de mais de 120 espécies de árvores nativas, frutíferas e plantas ornamentais. “É justamente neste período de quatro, cinco meses, que o Horto Municipal realiza o maior número de doações. É importante frisar que os moradores de Uberlândia podem ter acesso às árvores, enquanto as plantas ornamentais são usadas pelo município na jardinagem dos equipamentos públicos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, João Júnior.

Doações

Com cerca de 20 profissionais trabalhando semanalmente na produção, o Horto Municipal oferece ainda orientações específicas de quais as espécies se encaixam melhor com o ambiente de quem busca as doações, além dos cuidados para o desenvolvimento. Há também um número limitado de mudas para moradores da zona urbana e zona rural.

Para a cidade, o morador tem direito a uma muda para cada 10 m de calçada em sua residência, além de uma para o quintal. Já para a zona rural, propriedades com até 1 mil m² têm direito a cinco espécies, sendo cinco nativas e cinco frutíferas. Donos de áreas entre 1 mil m² e 2 mil m² podem conseguir 15 mudas, sendo dez nativas e cinco frutíferas. Por fim, propriedades acima de 2 mil m² terão direito a 30 espécies, sendo 20 nativas e dez frutíferas.

É importante ressaltar que o interessado em conseguir a doação deve comparecer ao Horto munido da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.

Espécies

Entre as principais doações de mudas de árvores para a zona urbana estão o Ipê Mirim, o resedá, a quaresmeira e o calistemo. Já para a zona rural, são muito procuradas as mudas de jatobá, ipês de todas as cores, flamboyant gigante, ingá e sangra d’água. Em relação às árvores frutíferas, são oferecidas mudas de acerola, graviola, goiaba, amora, jaca, tamarindo, entre outros.

“A gente ressalta também que essa produção e variedade de mudas podem mudar conforme as doações e a produção. Por isso, a gente orienta que todos venham ao Horto primeiro e se informem com os nossos técnicos. Por exemplo, para a zona urbana, é importante saber o porte que a árvore pode atingir, para que não interfira na fiação ou as raízes não atinjam as tubulações”, explicou João Júnior.

Horto Municipal

O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load