Notícias

Em 4 meses de trabalho, Prefeitura recupera mais de 60 km de vias

Nesta primeira etapa, trabalhos estão concentrados nas regiões norte e leste da cidade; obras integram o Programa Uberlândia Integrada II
29 de julho de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

É com um sorriso no rosto que o supervisor de estoque, Antenor Xavier, observa o trabalho da Prefeitura. E essa alegria tem um motivo: é o recapeamento que chegou à rua em que ele mora. Desde que o prefeito Odelmo Leão anunciou a retomada do Programa Uberlândia Integrada II no final do ano passado, os esforços para concretizar a maior obra de infraestrutura e mobilidade urbana da história de Uberlândia não param.

Além de inúmeras intervenções, como viadutos, pontes e trincheiras, o programa prevê o recapeamento de 230 km de vias em todas as regiões da cidade, sendo 130 km nesta primeira fase. Iniciados em março deste ano, mais de 60 km de pavimento já foram recuperados. Uma das vias contempladas é a avenida Constelação, localizada no bairro Jardim Brasília, onde o Antenor mora. “A rua estava bastante esburacada e com esse recapeamento o asfalto vai ficar lisinho e o trânsito vai fluir melhor. A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho”, contou.

“A mobilidade urbana é fundamental também para garantir a qualidade de vida da nossa população. Por isso, fomos atrás e buscamos o recurso para conseguir executar todas as obras previstas que beneficiarão todas as regiões da cidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O recapeamento também passou por dezenas de ruas e avenidas dos bairros Morumbi, Nossa Senhora das Graças, Martins, Tibery, Distrito Industrial, Pacaembu e Presidente Roosevelt. Duas empresas contratadas, mediante licitação, são as responsáveis por executar o recapeamento nas regiões norte e leste, juntamente com a sinalização horizontal. Os dois contratos juntos somam o valor de aproximadamente R$ 18 milhões.

Para recuperar o pavimento, estão sendo utilizadas duas técnicas. A primeira delas é a de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) utilizada em pavimentos que estão muito desgastados e nas pistas de rolamento. O outro procedimento é o microrrevestimento asfáltico, utilizado pela primeira vez pelo município e aplicado nas vias que estão em início de desgaste e nas pistas de estacionamento.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo, inaugurados recentemente. Na etapa II do programa, lançada em 2018, a iniciativa prevê 20 intervenções viárias, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras e travessias.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load