Notícias

Aulas na rede municipal retornam nesta semana para quase 70 mil alunos

Escolas foram preparadas para um retorno tranquilo para estudantes, familiares e servidores
30 de julho de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais de 160 escolas da rede municipal de ensino estão recebendo quase 70 mil alunos nesta semana. Nesta segunda-feira (29), as aulas tiveram início na zona rural, enquanto hoje (30) foi a vez das unidades urbanas. Para prestar um amplo atendimento, a Secretaria Municipal de Educação conta com 121 escolas próprias, sendo 67 infantis e 54 fundamentais, mais o Cemepe, a Escola Cidade da Música e o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência. Somam-se ainda 42 organizações da sociedade civil (OSCs), subvencionadas pela Prefeitura de Uberlândia, que também prestam serviços educacionais.

“O acolhimento inicial é fundamental para iniciarmos as aulas de uma forma positiva, em um ambiente agradável e que continuará durante todas as aulas ao longo do semestre”, explicou a secretária à frente da pasta, Tania Toledo.

A secretária destacou que um dos serviços reforçados no mês de julho foi o programa Escola Bem Arrumada, que realiza melhorias nas unidades durante todo o ano. O objetivo dos trabalhos é manter os prédios em perfeitas condições de funcionamento e são feitos reparos nas redes hidráulicas e elétricas, telhados, bebedouros de água, toldos, caixas d’água, pinturas e paredes. Ainda são feitas podas, capinas e roçagens na vegetação e, nos entornos dos prédios, são verificadas a pavimentação asfáltica e a sinalização do trânsito.

Também são observadas as possibilidades de existirem focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Durante as férias e recessos, estes serviços são reforçados e são feitas as intervenções maiores na infraestrutura, não prejudicando o andamento das aulas.

Outro benefício para este segundo semestre são as contratações de mais de 400 profissionais de apoio escolar para atuarem em salas de aula, educação especial e educação infantil (zero a três anos). Soma-se ainda uma lista de itens que a Educação dedica total atenção, como merenda, transporte, formações continuadas e tantos outros itens.

Recepção nas escolas

Todos os trabalhos realizados pela Secretaria de Educação serão percebidos agora, no dia a dia das escolas. Nestes locais, existem ainda os empenhos das equipes de cada unidade para realizar o melhor trabalho possível.

Na Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, no Jardim Canaã, por exemplo, cerca de 1.600 estudantes foram recebidos com aulas preparadas para um retorno tranquilo. “Nesta semana as aulas são mais lúdicas, algumas inclusive com atividades recreativas. A intenção é tornar o retorno mais atrativo para os alunos e termos resultados cada vez melhores”, disse a diretora da escola, Íris Marta Fernandes Camargos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também