Notícias

Palestra sobre aleitamento materno marca abertura do Agosto Dourado

Temática deste ano reforça importância do auxílio da família para gestante e bebê
1 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A partir desta quinta-feira (1º) até o próximo dia 8, gestantes, lactantes e seus respectivos familiares participam da 21ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, evento que integra a campanha Agosto Dourado. A abertura ocorreu nesta manhã, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) São Jorge I, com palestras, troca de experiências, atividades com educador físico, além de café da manhã e sorteio de brindes.

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Mãe de quatro crianças, a empresária Lorena Alves prestigiou o evento e fez questão de compartilhar a experiência positiva possível graças ao suporte dos profissionais da UBSF São Jorge I. A gestação da recém-nascida Pietra, que nasceu prematura e precisou ficar internada por cinco dias, veio seguida de dificuldades no aleitamento.

“O trabalho na unidade de saúde me auxiliou demais, pois minha gravidez foi muito complicada, já que ela nasceu prematura e muito magrinha. Eu fiz o acompanhamento na unidade duas ou três vezes durante a semana, e esse desenvolvimento da amamentação foi muito bom. O benefício foi muito grande, atualmente minha filha só mama no peito”, destacou.

O cuidado com as grávidas é feito permanentemente e em todos os períodos do ano durante as consultas e grupos de gestantes oferecidos nas unidades de referência. A coordenadora da unidade, Thaís Ramalho da Silva explica que, conforme a temática deste ano, o trabalho ocorre com uma rede de apoio à família, incluindo os pais. O objetivo é mostrar a importância do auxílio da gestante nesse momento de transição para ela e o bebê.

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Participação paterna

A parceria da família nos cuidados durante e após a gestação recebe atenção especial do cirurgião dentista Renan Teixeira, que acompanha a esposa grávida de nove meses. “É muito importante a presença dos pais dando apoio e ajudando nessas situações novas, até mesmo na questão do aleitamento materno. O atendimento, atenção e carinho dos profissionais têm sido de excelente qualidade. Com isso, aprendemos que o leite materno tem muitos nutrientes e anticorpos que podem evitar muitas doenças no futuro”, afirmou.

Programação

No sábado (3), o ponto de encontro será no Parque do Sabiá com o evento “Família no Parque”, a partir das 8h. No dia 8 de agosto, será organizado o “Dia Científico”, a partir das 13h30, no anfiteatro do bloco 2A da UFU, campus Umuarama. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Beatriz Oliveira de Rocha, abordará em palestra o empoderamento das famílias para favorecer a amamentação e a fisiologia da lactação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também