Cristiane Sara Oliveira Videlis chegou neste sábado (3) logo cedo no Parque do Sabiá com seus dois filhos, João Miguel, de 4 anos, e o pequeno Marco Antônio para fazer um passeio diferente. Ela foi umas das diversas mamães que estiveram no “Família no Parque”, evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
“Eu acho muito gostoso amamentar, além de fazer bem para o meu filho, a gente cria um vínculo diferente. Vim hoje porque gosto de participar e acho bastante válido incentivar outras mães a fazerem o mesmo.

A atividade segue o tema da semana: “Empoderar as famílias para favorecer a amamentação agora e no futuro” e integra o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno. As famílias participaram de uma caminhada, gincana, dança terapêutica, aula de shantala e de uma amamentação coletiva (mamaço). As gestantes que atendem os requisitos do programa receberam kits ‘Mãe Uberlândia’.
“Foi um momento de reflexão, de meditação, movimento, vinculo, afeto entre mãe, bebê e toda a família, principalmente para lembrar que o apoio do pai, do companheiro, da avó, da família é fundamental para a mãe que vai amamentar e para que o aleitamento aconteça com sucesso”, ressaltou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Borges.
Dia Científico
No dia 8 de agosto, será organizado o “Dia Científico”, a partir das 13h30, no anfiteatro do bloco 2A da UFU, campus Umuarama. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Beatriz Oliveira de Rocha, abordará em palestra o empoderamento das famílias para favorecer a amamentação e a fisiologia da lactação.
Atenção permanente
O cuidado com as grávidas é feito permanentemente e em todos os períodos do ano durante as consultas e organização de grupos de gestantes oferecidos nas unidades de referência. “A reflexão sobre a importância do leite materno começa a ser inserida desde o primeiro contato. A equipe médica conversa sobre o tema, sua importância, os desafios e esclarece as dúvidas”, explicou Naira. Durante todo o mês de agosto, as unidades promovem atividades com a temática.
Além das orientações antes do parto, a assistência continua após o nascimento. Nos primeiros dias, o bebê passa por avaliação e realiza os exames necessários na unidade de saúde. O mesmo acompanhamento acontece com a mãe, onde é verificada como está a recuperação após o parto, o esclarecimento das dúvidas dos primeiros dias da criança e se o aleitamento está sendo feito da forma correta. Depois, mãe e bebê continuam sendo assistidos por meio das consultas médicas realizadas na unidade de saúde referência.