Notícias

Seminário aprimora referência em atendimentos de saúde em Uberlândia

Programação em parceria com Conass segue até sexta-feira (9)
7 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Apresentar os processos de trabalho implantados desde 2017 na rede de saúde de Uberlândia por meio do projeto Qualifica SaUDI. Com esse intuito, o Seminário do Centro Colaborador de Planificação da Atenção à Saúde (PAS)/Conass teve início na manhã desta quarta-feira (7). A abertura ocorreu nesta manhã, com a presença de mais de 100 participantes no auditório Cícero Diniz. O evento, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), segue até a próxima sexta-feira (9).

Além de representantes dos órgãos realizadores, incluindo o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, participaram membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Conselho Municipal de Saúde de Uberlândia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Missão Sal da Terra e SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina.

O evento destaca bons exemplos em administração, gestão da saúde e melhorias no acesso da comunidade à atenção primária. A coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, explica que o objetivo é se inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos.

“Uberlândia iniciou a planificação desde 2017, com 14 equipes de unidade laboratório, sob consultoria do Conass. Os processos da planificação organizam e fortalecem os processos da atenção primária, qualificando, capacitando e facilitando o acesso aos serviços de saúde. No final de 2018, nossa secretaria expandiu, fazendo com que 79 equipes de Saúde da Família aderissem a esses processos que contribuem para nossa organização com ferramentas metodológicas que causam satisfação para nossos pacientes”, destacou Karina Kelly.

Referência 

Uberlândia é o Centro Colaborador do Conass para desenvolvimento, testes e capacitação de ações necessárias para impulsionar a planificação. A assessora técnica do Conass e coordenadora do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde, Maria José Evangelista, participou do evento e enalteceu o papel fundamental que a saúde em Uberlândia tem para nortear ações em municípios dos 24 estados que já aderiram ao método.

“A grande importância é que para implantar rede de atenção à saúde precisa ter uma atenção primária e especializada integradas, fortes e resolutivas. Uberlândia já vinha fazendo um trabalho nessa linha e, por ter um ambiente favorável, escolhemos para ser nosso Centro Colaborador. Digamos que aqui é nosso laboratório, onde testamos as experiências para depois expandir já com as correções”, afirmou.

Cronograma

A programação de quinta-feira (8) contará com a assinatura do Termo de Compromisso entre o Município e o Conass, que referenda Uberlândia como Centro Colaborador.  Com a assinatura do termo, fica estabelecido que Uberlândia seja um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores.

Na sexta, (9), a partir das 8h, será realizado o mutirão do projeto Trem do Idoso, no UTC. O evento elaborado pela Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa identifica e cadastra a população com mais de 60 anos, auxiliando na formulação de planos de cuidado específicos e individualizados, além de fornecer informações que auxiliam no cotidiano da turma da terceira idade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load