Notícias

Abertura dos Jemu será neste fim de semana com mais de 3.400 estudantes

Evento será na Arena Sabiazinho com participação de 35 escolas municipais
8 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A abertura da edição 2019 dos Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu) contece na Arena Sabiazinho às 9h deste sábado (10). As competições deste ano têm a participação de mais de 3.400 alunos de 35 escolas da Secretaria Municipal de Educação. A realização dos jogos é feita pela Prefeitura de Uberlândia, com o apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

“A nossa expectativa é muito boa. É uma competição muito bonita e que envolve muitos estudantes, famílias e profissionais da educação e dos esportes”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo. Ela destaca que, além do espetáculo visto nas partidas, existe um trabalho tanto esportivo, quanto pedagógico, sendo que o Jemu desenvolve a disciplina dos estudantes, a capacidade da convivência em grupo e outros aspectos que promovem a cidadania.

Neste ano, o Jemu recebe alunos municipais do ensino fundamental, com idade entre 9 e 16 anos. As disputas são nas categorias masculino e feminino, contemplando as modalidades futsal, handebol, vôlei, atletismo (corridas de 50 e 100 metros e salto a distância), peteca, jogo de queimada (carimbada) e dama. Os jogos são sempre aos finais de semana no Uberlândia Tênis Clube (UTC), Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), poliesportivos dos bairros Roosevelt e Patrimônio ou em outros locais determinados pela Comissão Organizadora, caso necessário.

O evento é dividido em cinco fases, sendo elas a classificatória, as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais e a final. No mês de julho, a SME realizou um congresso técnico com representantes das escolas municipais participantes. A reunião foi no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), quando ocorreram os últimos ajustes para as disputas.

O encerramento será no dia 24 de outubro, no auditório do Centro Administrativo Municipal, quando serão entregues as premiações.

Festival Paralímpico

Pela primeira vez, o Jemu acontecerá simultaneamente com o Festival Paralímpico. As atividades são voltadas para alunos municipais com deficiências físicas atendidos na Educação Especial. Segundo a coordenadora de projeto da Secretaria de Educação, Liliane Ribeiro, o Festival não terá caráter competitivo. “Ele será basicamente para os alunos conhecerem melhor os esportes, além de promover uma inserção social ainda mais ampla. Isso é importante para que eles se desenvolvam fisicamente e socialmente”, disse.

Jemu foram criados em 2005

O Jemu foi idealizado em 2005 pelo prefeito Odelmo Leão com o objetivo de incentivar os esportes nas escolas municipais, tanto urbanas, quanto rurais. Os jogos permitem aos alunos mostrarem seus talentos esportivos, promovem a continuidade dos processos pedagógicos esportivos das aulas de Educação Física, estabelecem intercâmbios sociais e desportivos entre os participantes das escolas envolvidas e contribuem para o desenvolvimento cidadão dos participantes. Os Jemu também servem para revelar talentos esportivos em esportes de rendimentos para clubes da cidade e da região.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também