Notícias

Ferub abre inscrições para a décima edição do curso de Aquaponia

Iniciativa gratuita será realizada na Fazenda Buriti no dia 23 deste mês
9 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A aquaponia é um método inovador que permite a criação caseira de peixes e o cultivo de hortas de maneira sustentável. Com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), abriu as inscrições para a décima edição do curso que ensina o passo a passo para implementar a técnica. A capacitação é gratuita e acontecerá no dia 23 deste mês, das 13h às 17h, com 25 vagas disponíveis.

Para marcar presença na capacitação, os interessados precisam manifestar o interesse pelo telefone 3234-1362, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A aula acontece na Fazenda Buriti,localizada no km 63 da BR-050 (na saída para Araguari).

Os participantes aprenderão, na teoria e na prática, a desenvolver um sistema caseiro que alia técnicas de aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo).

Cerca de 200 pessoas já passaram pela qualificação nas edições anteriores. “Sempre temos uma grande procura da população, pois é uma técnica de fácil acesso a qualquer pessoa que pretende ter uma boa fonte de alimentos saudáveis em casa. Nossa expectativa é que esta edição repita o sucesso das anteriores”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos.

Como funciona

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa por um decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.

Aproveite esta oportunidade!

O quê: Curso de aquaponia

Dia e horário: 23 de agosto, a partir das 13h

Onde: Fazenda Buriti,km 63 da BR-050 (saída para Araguari 5 km).

Inscrições: Gratuitas pelo telefone 3234-1362

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

All articles loaded
No more articles to load

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load