Prefeitura de Uberlândia lança aplicativo “Saúde + Uberlândia”

Ferramenta permitirá que população consulte fluxo de atendimento nas UAIs, além de outros serviços da rede
9 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Garantir o acesso da população de forma rápida e fácil aos serviços de saúde é um dos pilares da administração da Prefeitura de Uberlândia. Por isso, nesta quinta-feira (8), o aplicativo de celular “Saúde + Uberlândia” durante solenidade na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo.

Interligado ao programa Fast Medic – programa de gestão online do prontuário dos pacientes da rede municipal de saúde –, o aplicativo permitirá que a população tenha acesso a informações de vários serviços voltados aos cuidados com a saúde. Uma das ferramentas do programa é a verificação do fluxo diário do pronto atendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Desta forma, o cidadão que precisar de cuidados de urgência poderá ver em tempo real como está o fluxo de atendimento de determinada UAI. Assim, poderá decidir qual é a unidade ideal para buscar o acolhimento de acordo com suas necessidades. Além disso, será possível receber notificação do agendamento de suas consultas com especialistas e ambulatoriais, e informações sobre atualização do cartão de vacinas e das campanhas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Inicialmente, a ferramenta estará disponível para o sistema operacional Android. A expectativa é que o recurso também seja disponibilizado em breve para o sistema iOS.

Centro Colaborador do Conass

Além do lançamento do aplicativo, o evento foi marcado pela assinatura do termo de compromisso entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Município para o desenvolvimento do Centro Colaborador em Uberlândia. Com a assinatura do termo, fica estabelecido que Uberlândia é referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados e seja também um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores, segundo o secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso.

“Essa parceria busca trabalhar uma linha de cuidados específica, como a saúde do idoso, para que possamos identificar as necessidades deste grupo e desenvolver ações que vão garantir assistência e uma melhor qualidade de vida. Consolidado o trabalho, Uberlândia servirá de modelo para outros estados”, explicou.

Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado projeto Qualifica SaUDI, que veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente em aspectos como o fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

A implementação destes novos processos motivou o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador. Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

Cidadão poderá decidir qual é a unidade ideal para buscar o acolhimento de acordo com suas necessidades

Estamos buscando soluções para contribuir para um melhor atendimento ao nosso povo. A informatização está aí e temos que aproveitar tudo que ela oferece para modernizar e facilitar a vida de todos

Odelmo Leão

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também