Em uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, abriu mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz. Já realizada nos outros oito Núcleos de Apoio à Criança e ao Adolescente (Naicas) do município, a iniciativa passou a ser ofertada também na unidade do Residencial Pequis desde a última semana. Desde 2017, a ação já beneficiou mais de 1 mil participantes.
“Temos notícias de vários de nossos jovens que já foram inseridos no mercado de trabalho por meio do curso. É muito gratificante a gente poder abrir esse leque para essa turminha que está começando agora”, orgulhou-se a diretora de Proteção Básica à Criança e ao Adolescente, Joana Darc Bertolino.
Ainda nos primeiros dias, o curso já tem mostrado resultado. “Agora é a segunda semana, estamos na quarta aula. Está bem no comecinho, mas eles estão muito engajados, o índice de presença está super alto. Eles parecem bem interessados em entrar para o mercado de trabalho”, relatou Larissa Macedo Garcia, professora de disciplinas comportamentais da CDL.

Em sua primeira turma, os 31 matriculados guardam grandes expectativas para o futuro, como é o caso de Rayssa Beatriz Martins Abreu Silva, de 14 anos, que mora no bairro Morada Nova e frequenta o programa durante todas as tardes de segunda a sexta-feira. “O Jovem aprendiz pra mim foi uma oportunidade muito grande. Aqui a gente pode conhecer o mercado de trabalho, aprender a se comportar em todos os lugares, na vida em si, ter noção dos nossos deveres e responsabilidade”, disse.
A colega de 15 anos, Alice Ferreira, ocupa uma das primeiras cadeiras para não perder qualquer detalhe do que é ensinado. “Eu acho que vai me ajudar muito, não só no mercado de trabalho, mas também na escola”, comentou.
Inscrições
Para se inscrever no Naica, basta ter entre 14 e 16 anos e estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio. Os interessados devem procurar uma das nove unidades do município com os documentos pessoais e dos responsáveis em mãos, bem como comprovante de matrícula e frequência escolar.
“Mesmo que a turma já tenha sido encerrada, nós encaminhamos o jovem ao próximo curso e unidade onde o programa irá ocorrer. As inscrições ficam abertas permanentemente”, disse Joana Darc Bertolino.