Caravana de Prevenção às Drogas chega à E. M. Leandro José de Oliveira

Ação é promovida pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e ocorre na zona rural até 21 de agosto
16 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A tradicional Caravana de Prevenção às Drogas chegou à Escola Municipal Leandro José de Oliveira, na comunidade da Fazenda Douradinho. Com o objetivo de levar ações de conscientização à comunidade, a ação promove diversos encontros até a próxima quarta-feira (21). Além das famílias e da comunidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, pretende contemplar com o projeto 138 alunos, de 5 a 17 anos de idade.

“É uma ação importante, com o intuito de orientar sobre os riscos do uso de drogas, álcool e cigarro, bem como formar multiplicadores, que irão propagar o ideal da não experimentação de qualquer tipo de droga em suas casas, escolas e na comunidade”, explicou o secretário municipal à frente da pasta, Emerson Aquino.

As atividades desenvolvem iniciativas que minimizam os fatores de risco e fortalecem os vínculos familiares por meio de ações como “Papo Legal”, mesa lúdica, desenho, dança e grafitagem.
A série de encontros teve início no dia 12 de agosto, com o “Papo Legal com Pais” em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Minas Gerais (Proerd).  Na oportunidade, foi enfatizada a importância da família enquanto principal fator protetivo em relação ao uso e abuso de álcool e outras drogas, ressaltando a importância da parceria entre a família e a escola para a formação das crianças e adolescentes.

Na terça-feira (13), o projeto também esteve presente na escola com o Papo Legal, Mesa Lúdica e Desenho. Na próxima semana, as atividades seguem com atendimento dos estudantes. As abordagens serão direcionadas de acordo com a faixa etária dos estudantes com o foco ao uso problemático de drogas, sobretudo das drogas lícitas (álcool, tabaco e medicações) e na importância de desenvolver hábitos saudáveis como fatores protetores para o uso e ou abuso de álcool e outras drogas.

Caravana

O programa Caravana de Prevenção às Drogas foi criado em 2012, durante a segunda a gestão do prefeito Odelmo Leão, sendo voltado, prioritariamente, para o público infantojuvenil. Busca orientar estudantes, educadores e responsáveis acerca dos prejuízos pessoais, familiares e sociais do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Os trabalhos são realizados gratuitamente pela Diretoria de Prevenção às Drogas. As instituições interessadas podem solicitar a atividade pelo telefone 3239-2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load