CEU Shopping Park recebe apresentação do projeto Circo Ferroviário

Grupo ofereceu oficinas circenses e resgate da tradição do circo para crianças e adolescentes
19 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com direito a palhaços, mágico, contorcionista, equilibrista e malabarista, a população do Shopping Park teve, na manhã desta segunda (19), a oportunidade de conferir o espetáculo circense Circo Ferroviário, da Tito Trupe Show. O público, composto em sua maioria por alunos da Escola Municipal Presidente Itamar Franco e EMEI Shopping Park, lotou a quadra do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, como forma de incentivar o acesso gratuito da população às diferentes artes. Uma segunda edição será realizada às 13h30 de hoje.

A estudante do 5º ano Samara Alves, de 11 anos, assistiu à apresentação empolgada com o segundo contato com o circo. “Estou achando muito legal e engraçado, é uma nova cultura que está sendo passada pra gente acerca da educação. É muito bom”, disse.

Quem estava fora do horário de aula também foi atraído pelas cores e magia circenses, como é o caso do estudante Igor Rodrigues, de 14 anos. “Está sendo algo bom pela criatividade deles, pelo entretenimento para as crianças e a colaboração em nos ajudar passando essa alegria”, afirmou.

A coordenadora do CEU do Shopping Park, Ana Maria Resende, classifica como muito importante a apresentação para o público infanto-juvenil, no sentido de manter viva a arte circense. “A Secretaria Municipal de Cultura tem essa preocupação de trazer atividades culturais diversas para o bairro. Estamos oferecendo às crianças a possibilidade de conhecer um circo de rua, que é algo cultural e que, infelizmente, vem se perdendo ao longo dos anos”, destacou.

Circo Ferroviário

Criada no Dia Mundial do Circo, em 27 de março de 2009, a trupe desenvolve o projeto Circo Ferroviário percorrendo cidades do interior de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. No sábado (17), a população frequentadora do CEU do Shopping Park já pôde participar gratuitamente de oficinas de mágica, malabares e palhaçaria.

O mágico e produtor da trupe, Tito Lívio Filho, ressalta que a apresentação visa o resgate, resumidamente, das memórias do circo, além de formar novos públicos.

“O circo, antigamente, vinha pela estrada de ferro. Com o avanço e o progresso, veio o transporte ferroviário e essa tradição ficou esquecida. O circo tem enfrentado dificuldades e os artistas estão parando. Então nosso objeto é trazer esse contato para as crianças, já que poucas já foram a um circo. Fico muito feliz com a parceria com a Prefeitura. Uberlândia foi a cidade que mais nos deu apoio”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load