Notícias

Palestra abre a Semana Nacional de Educação Infantil

Evento abordou o tema “infâncias” e contou com apresentação de estudantes da rede municipal
20 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tendo em mente a importância da educação infantil no desenvolvimento do cidadão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza diversas ações de melhorias pedagógicas e nos espaços. Para valorizar primeira idade, o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe) Julieta Diniz promove mais uma edição da Semana Nacional de Educação Infantil.

De acordo com a secretária municipal responsável pela pasta, Tania Toledo, a semana é um momento esperado por educadores e alunos. “Estudar a infância, discutir, sentir as necessidades, esses são os desafios do público que trabalha na educação infantil. No entanto, quando a gente marca um momento, uma data, é uma forma de voltarmos todos os olhares para essa faixa etária. Nesse momento temos oportunidade de debater, de conversar com as pessoas sobre a importância da infância, para que possam compreender que o brincar e o cuidar fazem parte desse período da vida”, disse.

Na noite desta segunda-feira (19), educadores, gestores e comunidade estiveram presentes em uma palestra com o tema “A educação infantil como um ambiente facilitador para o desenvolvimento humano”. Trata-se da abertura das atividades temáticas nos centros municipais de ensino, que serão realizadas até o dia 23 de agosto. Para iniciar as atividades, os presentes também assistiram uma apresentação de teatro da peça “O grande rabanete” de estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Santa Mônica.

O evento de abertura, que aconteceu no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Virgílio Galassi, ressaltou a importância da valorização da primeira idade e contou com a palestra da professora doutora em psicologia Maria José Ribeiro. “A psicologia, que é meu campo de conhecimento, tem diversas abordagens, teorias que subsidiam, mas essa compreensão da importância da infância como um período fundamental para a vida adulta, para o prosseguir da vida humana é um consenso do nosso campo de estudo. Esse diálogo com a educação hoje é fundamental no sentido de ser um período estruturante da vida humana”, disse a palestrante Maria José Ribeiro

Ações nas Escolas

Segundo a organizadora do evento, Maria de Fátima Santos Cunha, serão 137 escolas envolvidas nas atividades. “Todas as escolas municipais e conveniadas que trabalham com esse público prepararam uma programação especial para valorizar e reconhecer a educação infantil enquanto espaço, tempo e desenvolvimento da criança”, contou.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Ribeiro, as festividades começaram ainda hoje com grande expectativa tanto dos servidores, quanto da comunidade. “É uma alegria planejar, compartilhar a semana nacional da educação infantil não só com as crianças, mas também com os familiares. Eu adoro trabalhar com a educação infantil, sempre estive nessa etapa da infância. É onde as crianças desenvolvem habilidades, fazem interações e crescem através das brincadeiras”, ressaltou a diretora da Emei, Adriana Mariano Rodrigues.

Confira a programação da Semana Nacional da Educação Infantil em algumas unidades da Rede Municipal:

– EMEI Dr. José Ribeiro
19/08: Passeio de caminhão.
20/08: Visita ao cinema para assistir Toy Story 4.
21/08: Contação de Histórias.
22/04: Plantio de mudas.
23/04: Encerramento com confraternização com as famílias.

– EMEI Martins
20/08: 15h – Apresentação Cultural na Escola Estadual Afonso Arinos – Turmas GIII Integral.
21/08: 8h – Passeio pelo bairro distribuindo à comunidade mensagens /cartazes relacionados à valorização da infância.
23/08: 8h – Apresentação Cultural.

– EMEI Professor Horlandi  Violatti
22/08: 7h e 16h – Apresentação “Talentos das Famílias”, das crianças para os pais.

– EMEI Jornalista Luiz Fernando Quirino
21/08: 16h – Revivendo a Infância através da brincadeiras.

– EMEI Pampulha
23/08: 13h15 – Mostra Pedagógica; Realização da rotina da rotina da sala com a presença das famílias das crianças, seguido de uma contação de história interativa.

– EMEI Prof Veridiana Rodrigues Carneiro
19/08: 8h e 14h – Passeio no entorno da escola conversando com a comunidade.

– EMEI Profª. Elôah Marisa Menezes
22/08: 8h e 13h30 – Visita ao Parque Siquerolli.
23/08: 8h e 13h30 – Exposição de atividades; Momento Cultural; Feirinha Literária; Contação de História.

– EM Prof. Oswaldo Vieira Gonçalves
23/08: 16h – Mostra de atividades, apresentação artística e piquenique com a participação dos pais e familiares.

– EM Profª. Maria Leonor de F. Barbosa
22/08: Piquenique na praça e brincadeiras, com a participação das famílias

– EM do Moreno
23/08: 8h – Momento com a família, apresentação e apreciação das atividades desenvolvidas e degustação das comidas típicas.

– EM Profª. Gláucia Santos Monteiro
20/08: 10h e 16h – Roda de conversa com avós e pais. Tema: Brincadeiras Locais
23/08: 7h e 13h – Apresentação do vídeo “Vivências na Educação Infantil” – mostrando para os pais a rotina das crianças e abordando a proposta da rede Municipal de Ensino.

– Centro Educacional Divino Espírito Santo
19/08: 15h – Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos; TEMA: Aprender a criar brincando na Educação Infantil.
22/08: 15h – Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos; “Caminhada pais e filhos” saída da Instituição com destino ao Beira Rio Uberabinha.

– Centro Educacional Crescer III – Profª Maria de Fátima Borges
23/08: 8h30 – Pais na Escola – Serão convidados dois pais de cada turma, a fim de trazerem uma aula diferente para as crianças, abordando assuntos tanto a respeito de sua profissão e/ou no que os pais optarem em contribuir para ampliar o conhecimento das crianças a respeito de determinado tema.
24/08: 14h – Dia da Família na Escola: encerramento da Semana Nacional da Educação Infantil. As famílias participarão de divertidas oficinas com as crianças, além de prestigiar as exposições das atividades dos alunos, realizadas durante a semana.

– Centro Educacional Maria Tavares
22/08: 15h – Culinária: Pais/ responsáveis vão interagir e compartilhar com as crianças uma receita preferida ou de família.

– Centro Educacional Professora Maria Siman
21/08: 15h30 – Chá com os Avós

– CEIA Maria Dirce
20/08: Palestra “Responsabilidade com os filhos”
23/08: Palestra “Trabalhando a Autoestima”
24/08: Divertindo a Mente – Brincadeiras com os Pais e filhos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também