Notícias

Profissionais do Siate participam de treinamento intensificado

Capacitação ocorrerá até dia 30 de agosto com simulações, palestras e treinamentos
20 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que atuarão no Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) se reuniram nesta terça-feira (20) para um treinamento para a atuação em serviços de urgência e emergência. A capacitação seguirá até 30 de agosto. Estão participando da iniciativa representantes do Corpo de Bombeiros, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

O cronograma contempla resgates em vias públicas, atendimentos a pacientes politraumatizados, vítimas de parada cardíaca e em situação de risco, simulados práticos para demonstração de técnicas e palestras com convidados. O público-alvo são os 36 enfermeiros, 12 técnicos em enfermagem e 12 médicos convocados por meio de processo seletivo.

“Temos um ciclo de capacitação contínua para o Siate. Esse é o treinamento pré-inicialização, mas posteriormente vários tópicos serão desenvolvidos para que essa educação seja permanente”, afirmou o assessor técnico de rede de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço.

O enfermeiro Antonio José Lana de Carvalho é um dos profissionais que atuará no Siate. Ele reconhece a importância do aperfeiçoamento em um serviço novo no município.

“É um tipo de serviço completamente diferente do que vemos intra-hospitalar, onde nos dedicamos inteiramente ao paciente resolvendo todas as intercorrências e complicações. No pré-hospitalar, precisamos da segurança do socorrista também. Então, o treinamento é muito importante, pois, além de nivelar o conhecimento de todos, nos orienta sobre como se portar na rua em relação à sinalização em caso de acidentes, a postura em caso de emergência e como deve ser feito essa parceria com o Corpo de Bombeiros”, analisou.

Siate

O Siate foi criado para aprimorar o atendimento pré-hospitalar da população de Uberlândia. Com o novo sistema, a comunidade terá mais segurança e atendimento integral diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. Com o Siate, a comunidade terá mais um serviço 24 horas à disposição, bem como segurança e atendimento integral.  A base será instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco.

Diferentemente de outras cidades que têm serviço semelhante, o atendimento em Uberlândia será inédito pelo fato de contemplar equipes mistas. Ou seja, as seis ambulâncias (das quais uma será UTI móvel) que atuarão no sistema serão compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.

Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também