Notícias

Curso de Aquaponia na Ferub chega à 10ª edição

Aproximadamente 250 pessoas já foram beneficiadas com a capacitação gratuita
23 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A aquaponia é um método inovador que permite a criação caseira de peixes e o cultivo de hortaliças de maneira sustentável. Com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), realizou, na tarde desta sexta-feira (23), a décima edição do curso que ensina o passo a passo para implementar a técnica.

Participaram do curso gratuito 25 pessoas, entre produtores rurais e moradores da zona urbana, como é o caso de Rachel Gil Gomes que, apesar de ser cabeleireira, nutre grande interesse pelo setor. “Eu sou apaixonada por hortas e por peixes.Eu mexendo no celular vi pelo site da Prefeitura de Uberlândia o curso e resolvi fazer, justamente hoje que eu estava de folga. Eu achei muito interessante e pretendo fazer na minha casa, só para a família mesmo”, contou.

“Sempre temos uma grande procura de pessoas que querem implantar a aquoponia em suas casas e apartamentos, pois é uma técnica de fácil acesso a qualquer pessoa que pretende teruma boa fonte de alimentos saudáveis, sem quaisquer agrotóxicos”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos.

Como funciona

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa por um decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também