Notícias

Projeto Harmonia promove primeira apresentação

Grupo Samba Trio foi o primeiro show a ser apresentado em bens tombados do município
23 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As festividades de comemoração aos 131 anos de Uberlândia seguem por todos os cantos da cidade. Com o objetivo de realizar apresentações culturais nos espaços históricos tombados do município, a Prefeitura de Uberlândia deu início hoje ao Projeto Harmonia, da Secretaria Municipal de Cultura.

Nesta noite, o show Roda de Samba na Praça, protagonizado pelo Grupo Samba Trio, foi o primeiro a encher o espaço da a praça da Igreja do Rosário com muita música e energia positiva.

“Achei incrível quando nosso projeto foi aprovado. Esse tipo de evento é como um holofote. Nos traz oportunidade e faz nosso nome chegar a lugares que nem imaginaríamos sem isso. Ficamos muito felizes pela oportunidade”, desracou Manoel Moura da Costa, percussionista do trio.

Na primeira edição, foram distribuídos porta-copos com foto e informações sobre dez bens tombados do município, bem como materiais de divulgação dos espaços históricos.

“O que se pretende é conscientizar as pessoas da importância de conservar os bens tombados. Neste caso particular, a Igreja do Rosário, que tem sido alvo constante de atos de vandalismo. As apresentações musicais serão em formato acústico e terão repertórios adequados ao espaço e à função social da Igreja”, explicou a secretária municipal de Cultura, Monica Debs.

Projeto Harmonia

O projeto pretende despertar na comunidade a valorização do patrimônio cultural, incentivando a população a assistir apresentações musicais na igreja, com a possibilidade de uma visitação guiada.

A secretária municipal de Cultura, Monica Debs, destaca ainda que as atividades de educação patrimonial pretendem que, ao final do ano, o projeto tenha estabelecido vínculos de pertencimento das pessoas com a Praça e a Igreja, assim como a difusão de sua importância para a história e memória da cidade.

Selecionados por meio de edital, os grupos se apresentarão na praça da Igreja do Rosário e São Benedito. No decorrer do semestre, a população também poderá curtir gratuitamente show da Orquestra Experimental Uberlândia e Kayami Satomi.

Grupo Samba Trio

O trio formado por Rodrigo Santiago, Diego Caaobi e Manoel Moura apresenta repertório de samba canção, partido alto e músicas de improviso, homenageando Adoniran Barbosa, Cartola, Martinho da Vila, entre outros sambistas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também