Todos os 100 lugares foram ocupados na abertura da edição 2019 do Cine Água Cultural. Crianças e adultos aprovaram a iniciativa que transformou a praça Clarimundo Carneiro, no bairro Fundinho, em uma grande sala de cinema ao ar livre na noite de sexta-feira (23). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Dmae e a Secretaria Municipal de Cultura que visa levar educação ambiental por meio da exibição de filmes com esta temática.
Na abertura do projeto, foi exibida a animação “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”. O filme conta a história de um menino que vive em uma cidade onde as árvores são feitas de plástico e tudo é artificial. Ele deixa o local à procura do único objeto capaz de aproximá-lo da garota de seus sonhos. Nesta busca, ele vai descobrir a história do personagem que dá nome ao enredo.
Após assistir ao filme, o aluno Edivaldo Maciel Dantas Neto, de 10 anos, destacou que a história tem um aspecto interessante por abordar o processo de fotossíntese que ele aprendeu na Escola Estadual Eneas de Oliveira.
Também o estudante Yuri Braz Maciel, de 10 anos, disse que o momento marcante é quando o menino do filme consegue plantar a árvore e fazer renascer a natureza na cidade. Já a aluna Eduarda da Silva e Souza disse que gostou do filme porque ele fala da proteção da natureza.
A corretora de imóveis Bárbara Pedrosa levou os filhos Antônio e Edson para ver o filme e elogiou a iniciativa. “Moro perto da praça e achei interessante a exibição para as crianças, por ser uma forma de descontrair e ensinar ao mesmo tempo”, disse.
A equipe do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae acompanhou o evento e distribuiu um kit lanche aos espectadores.