Notícias

Mutirão de consultas oftalmológicas atende moradores da Zona Sul neste sábado (24)

Ação é para pacientes classificados como vermelho e amarelo e aguardam serem atendidos
24 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o intuito de facilitar o acesso da comunidade a serviços essenciais da rede pública, o Uberlândia Viva recebeu no último domingo (17) moradores da região sul, fazendo, dentre as diversas atividades, avaliações de acuidade visual. A partir daí, foi feito um levantamento dos pacientes classificados como vermelho e amarelo que aguardam o atendimento de oftalmologia e 70 pacientes dos bairros Gravatás I e II, Santa Luzia e Jardim Botânico tiveram consultas oftalmológicas agendadas para a manhã de hoje (24).

“As equipes das unidades fizeram a busca ativa e encaminharam os pacientes, levando em consideração a prioridade dos casos. Com isso, damos agilidade às consultas médicas, que representa uma preocupação do prefeito Odelmo Leão com a comunidade”, explicou a assessora técnica da rede de urgência e emergência, Soraya Guimarães.

Maria de Fátima Silva chegou logo cedo para levar o bisneto Hiago Alfonso Lima, de 6 anos, para a consulta. Segundo ela, foi no Uberlândia Viva do bairro Santa Luzia que ela conseguiu confirmar a suspeita de que Hiago não estava enxergando bem. “Foi rapidinho. Logo que notei que ele estava espremendo os olhos para ler, eu já percebi q ele estava com problema de vista. Então fui no Uberlândia Viva, fizeram a avaliação dele e logo já marcaram a consulta”, contou.

Segundo Hiago, o desconforto era grande na escola. “A tia que escolhe onde eu sento. Às vezes ela manda eu sentar na última cadeira. Aí ela escreve umas letrinhas e eu tenho  fechar o olho pra tentar enxergar”, disse.

A aposentada Abadia de Fátima da Silva aguardava a consulta há um ano e meio e foi uma das beneficiadas. “Eu achei bom demais me chamarem. Fiz a consulta no postinho e estava aguardando para trocar meu grau. Me encaminharam para cá e agora vai dar certo”, relatou.

As consultas com avaliação oftalmológica completa aconteceram na nova sede do Ambulatório Municipal de Oftalmologia (Case), incluindo exames de refração, tonometria, fundoscopia e biomicroscopia. Durante os processos, também foram colhidas informações arteriais e glicêmicas, quando foram percebidos 33 pacientes diabéticos, sendo que mais da metade estava em situação de índice glicêmico descompensado. Todos receberam encaminhamento para acompanhamento médico.

Nova Sede

A nova sede do Ambulatório Municipal de Oftalmologia (Case) fica na Avenida Floriano Peixoto, 1.125, Centro, no Anexo III. O prédio conta com cinco consultórios, três a mais do que na antiga estrutura, sistema refrigerado para armazenamento de medicamento e um sistema de comunicação interno mais informatizado.

Uberlândia Viva

Neste domingo (25) mais um bairro será agraciado com o Uberlândia Viva, promovido pela Prefeitura de Uberlândia. A próxima parada do evento será o Poliesportivo Dona Zulmira. Assim como nas demais oportunidades, a 12ª edição da iniciativa oferecerá serviços essenciais de diversas secretarias, como a avaliação de acuidade visual, além de atrações culturais e artísticas para toda a família.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load