Notícias

Prefeito lança novo Portal da Prefeitura de Uberlândia

Em cerimônia nesta segunda-feira (26), foi apresentada a modernização da ferramenta, que recebeu mais de 34 milhões de acessos em um ano
26 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o compromisso de oferecer uma ferramenta facilitadora entre a população e os serviços públicos, o prefeito Odelmo Leão lançou, na manhã desta segunda-feira (26), o novo site da Prefeitura de Uberlândia. Mais interativo, o portal – que entra no ar amanhã (27) – foi aprimorado para melhor atender os moradores. Agora será mais fácil encontrar informações de interesse, agendar atendimentos e ter acesso a dados importantes, como escala médica nas unidades de saúde, trajeto das linhas do transporte público, emissão de guias, registro de reclamações e sugestões, acompanhamento das contas públicas, entre outros.

Com as mudanças, a expectativa é que ainda mais pessoas possam utilizar esse recurso, que oferece praticidade na hora de se requisitar alguma demanda ou acompanhar as atividades do poder público. Entre agosto de 2018 e agosto de 2019, o site foi acessado mais de 34 milhões de vezes.

“Estamos em 1º lugar do país no Ranking Nacional de Cidades Inteligentes, um reconhecimento que muito nos orgulha porque mostra que Uberlândia está sintonia com as novas tecnologias, em busca de ferramentas que auxiliem na qualidade de vida da população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O prefeito também destacou o trabalho dos vários segmentos da gestão municipal envolvidos na iniciativa. “Nossa equipe, e aqui eu ressalto o trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Governo e Comunicação, Administração, Finanças, Controladoria e Prodaub (Processamento de Dados de Uberlândia), empenhou-se nos últimos dois anos para encontrar soluções que tornem o Portal da Prefeitura realmente um aliado do morador, que precisa terrespostas rápidas, eficientes, com facilidade e que atenda às demandas do seu dia a dia”, concluiu.

Mais moderno, acessível e interativo

Disponível pelo www.uberlandia.mg.gov.br, o novo Portal da Prefeitura de Uberlândia foi reestruturado com base nas melhores práticas de web nacionais e internacionais para promover uma melhor experiência para o usuário, com um layout mais dinâmico, responsivo, interativo, simples e prático, agregando novos dados e funcionalidades. O site está integrado às redes sociais e se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, tamanhos de tela e janelas. Além disso, está interligado com outros sistemas, direcionando o usuário para as áreas do financeiro, atualização de notícias e de recursos humanos, por exemplo.

Entre as melhorias em destaque, está o novo Portal da Transparência, que foi modernizado para permitir o acesso rápido e fácil a contas públicas e despesas. As páginas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) também ganharam uma nova aparência.

“As grandes novidades são a modernidade e a facilidade. É um portal responsivo, que vai deixar à disposição do cidadão qualquer informação do Município. Além disso, modernizamos o portal transparência, as informações passam a ser mais dinâmicas, em tempo real. Tudo isso vai facilitar pro cidadão que queira acompanhar as despesas e os recursos municipais”, explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

Ainda de acordo com ele, o novo portal está integrado com todas as redes sociais. “O primeiro passo nosso foi com o whatsapp. Os serviços mais solicitados pelo Dmae poderão ser executados pelo aplicativo. É simples, basta seguir a aba de menu e passar as informações necessárias para fazer a solicitação de segunda via, avisar sobre algum vazamento”, exemplificou.

O site ainda conta com aplicações que facilitam o acesso a serviços, como o Fale com o Procon. Há um ícone específico com a localização das obras contempladas pelo programa Uberlândia Integrada e outro, batizado de “Meu Ônibus”, que ajuda o cidadão no planejamento de trajetos por meio do transporte público.

Confira aqui outras novidades:

  • Ferramenta de busca: possibilita acesso rápido a todas as informações e serviços
  • Menu “Eu quero”: oferece acesso rápido para as opções “Consultar” (para acesso a informações do Diário Oficial do Município, Concurso, Agenda Cultura, Escala Médica, entre outros), “Encontrar” (para busca de endereços de escolas, feiras livres, unidades de saúde etc.), “Emitir” (voltados para emissão de guias” e “Secretarias” (que direciona o usuário para as páginas das secretarias e autarquias)
  • Tópicos e Serviços Populares: recursos localizados no início da página para que o usuário encontre os serviços de maior interesse e procura
  • Destaques e Últimas Notícias: com informações corretas e necessárias ao acompanhamento e controle social da gestão pública
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também