Notícias

Novo portal ganha tecnologia para navegação em dispositivos móveis

Página passa a se adequar automaticamente em aparelhos como tablets e smartphone, bem como agora pode ser acessada em qualquer lugar do mundo
27 de agosto de 2019

Layout mais limpo com foco nos principais serviços utilizados pelo cidadão. Assim foi pensado o novo Portal da Prefeitura, que entrou em operação na última terça-feira (27). Mas, para melhorar ainda mais a navegação, especialmente em aparelhos celulares e tablets, foi criada uma plataforma responsiva. Ou seja, agora, quem acessa o portal nesses equipamentos verá uma página automaticamente adaptada ao tamanho da tela do dispositivo.

No antigo layout – que funcionou por oito anos – não havia essa possibilidade. Em um site sem a tecnologia responsiva, quanto menor o tamanho da tela maior deve ser o zoom para visualizar melhor o conteúdo. Agora, independentemente da ferramenta, a visualização se tornou mais fácil. Essa evolução acompanha a tendência apresentada pelo IBGE em 2016, quando os celulares ultrapassaram os computadores como aparelhos preferidos pelos brasileiros para acessar a internet.

“É um portal que ganhou maior usabilidade, maior ergonomia, em que o usuário consegue acessar todas as informações de maneira fácil e ágil. A ideia é que o cidadão possa utilizar os diversos serviços oferecidos pela prefeitura sem precisar vir ao Centro Administrativo”, explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

A Prodaub faz parte da administração indireta do Município e é responsável pelo processamento de dados da prefeitura. A autarquia foi a desenvolvedora do novo modelo do portal em conjunto com outras secretarias de modo a aprimorar a experiência de navegação do cidadão que busca pelos serviços municipais.

Fim do bloqueio internacional

Anteriormente, o Portal da Prefeitura de Uberlândia era acessado apenas pelos dispositivos em território nacional. O endereço era bloqueado para IPs internacionais para evitar que o site ficasse vulnerável em termos de segurança.

A partir da nova concepção do portal, os procedimentos de segurança foram melhorados de modo que a página pudesse ter acesso irrestrito por pessoas que estejam em outros países. Assim, quem precisar acessar o site para acompanhar requerimentos, buscar informações e orientações pode fazê-lo de qualquer lugar do mundo, sem restrição de IP.

Compartilhe:

Veja Também