Notícias

Novo portal ganha tecnologia para navegação em dispositivos móveis

Página passa a se adequar automaticamente em aparelhos como tablets e smartphone, bem como agora pode ser acessada em qualquer lugar do mundo
27 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Layout mais limpo com foco nos principais serviços utilizados pelo cidadão. Assim foi pensado o novo Portal da Prefeitura, que entrou em operação na última terça-feira (27). Mas, para melhorar ainda mais a navegação, especialmente em aparelhos celulares e tablets, foi criada uma plataforma responsiva. Ou seja, agora, quem acessa o portal nesses equipamentos verá uma página automaticamente adaptada ao tamanho da tela do dispositivo.

No antigo layout – que funcionou por oito anos – não havia essa possibilidade. Em um site sem a tecnologia responsiva, quanto menor o tamanho da tela maior deve ser o zoom para visualizar melhor o conteúdo. Agora, independentemente da ferramenta, a visualização se tornou mais fácil. Essa evolução acompanha a tendência apresentada pelo IBGE em 2016, quando os celulares ultrapassaram os computadores como aparelhos preferidos pelos brasileiros para acessar a internet.

“É um portal que ganhou maior usabilidade, maior ergonomia, em que o usuário consegue acessar todas as informações de maneira fácil e ágil. A ideia é que o cidadão possa utilizar os diversos serviços oferecidos pela prefeitura sem precisar vir ao Centro Administrativo”, explicou o diretor-presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

A Prodaub faz parte da administração indireta do Município e é responsável pelo processamento de dados da prefeitura. A autarquia foi a desenvolvedora do novo modelo do portal em conjunto com outras secretarias de modo a aprimorar a experiência de navegação do cidadão que busca pelos serviços municipais.

Fim do bloqueio internacional

Anteriormente, o Portal da Prefeitura de Uberlândia era acessado apenas pelos dispositivos em território nacional. O endereço era bloqueado para IPs internacionais para evitar que o site ficasse vulnerável em termos de segurança.

A partir da nova concepção do portal, os procedimentos de segurança foram melhorados de modo que a página pudesse ter acesso irrestrito por pessoas que estejam em outros países. Assim, quem precisar acessar o site para acompanhar requerimentos, buscar informações e orientações pode fazê-lo de qualquer lugar do mundo, sem restrição de IP.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load