Nesta semana, foi sancionado a nova lei municipal que regimenta o Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). De autoria do próprio Executivo, a lei 13.179, publicada no Diário Oficial do Município, mantém todos os direitos dos servidores inalterados. A revisão aprimorou as atribuições com a simplificação das nomenclaturas dos cargos efetivos, além de incluir a participação das representações sindicais da categoria na aprovação das próximas negociações referentes à carreira.
A nova legislação também especificou, em um capítulo, detalhes sobre a realização de concurso público para o provimento dos cargos. Em função do crescente aumento nas demandas de saneamento e da construção do Sistema Capim Branco, foram criadas 50 novas vagas efetivas. São dez cargos para engenheiro civil, dez para Técnico de Meio Ambiente e 30 para agente comercial (mais conhecidos como leituristas).
As novas vagas de engenheiro visam suprir, em sua maioria, as necessidades do Sistema Capim Branco. Já os técnicos de Meio Ambiente vão reforçar o Programa de Recebimento e Monitoramento de Efluentes (Premend) e os setores da Coleta Seletiva e Drenagem Pluvial, auxiliando na fiscalização. Por último, o preenchimento dos cargos de agente comercial (leiturista) atenderá a demanda proveniente do crescimento de Uberlândia.