Notícias

Projeto Cardume leva alunos da rede municipal ao Aquário

Atividades educativas fazem parte das comemorações do aniversário de 131 anos da cidade
28 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sair do ambiente tradicional da sala de aula e ainda fazer um passeio repleto de descobertas e aprendizados. Essa foi a experiência que os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Valdir Araújo tiveram nesta semana com uma visita guiada ao Aquário Municipal.

A atividade faz parte do Projeto Cardume, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em parceria com a Secretaria de Educação e é mais uma comemoração do aniversário de 131 anos da cidade, celebrado no próximo sábado (31).

Os estudantes participaram de uma gincana educativa, incluindo uma trilha ecológica nas áreas verdes do espaço, enquanto recebiam informações sobre reciclagem, preservação dos recursos naturais, alimentação saudável e produção de peixes. Ao final da atividade, eles ainda participaram de um peixamento simbólico com a liberação de peixes nativos.

“Temos o objetivo de fazer com que as crianças fiquem interessadas na produção dos peixes e passar a importância da preservação do meio ambiente. Nossa equipe já está na Escola há algum tempo para levar os ensinamentos da piscicultura tanto de forma teórica como na prática”, explicou André França, assessor de segurança alimentar e nutricional do município.

Desde a última semana, a caixa d’água de 1.000 litros da Escola virou a moradia de 30 tilápias. A soltura dos peixes aconteceu após diversas atividades executadas com a turma, que incluíram a visita a uma propriedade de produção comercial de tilápias, a apresentação do projeto e implantação. “Nós queremos que as crianças entendam a cadeia da piscicultura tanto ornamental como a de consumo. Almejamos mostrar que existe uma série de atuações dentro do ramo”, finalizou André.

O Projeto Cardume está dentro do pilar de Piscicultura do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia rural e transformar as atuações comerciais no campo. A iniciativa contempla também outros cinco pilares: Agroindústria de Pequeno Porte, Turismo Rural, Agroecologia, Gastronomia e Avicultura Caipira.

Para agendar a visita no Aquário basta ligar no (34) 3215-2044Inaugurado há 25 anos, o Aquário Municipal é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e chega a receber 90 mil pessoas a cada ano. Localizado nas imediações do Parque do Sabiá, na rua Haia, bairro Tibery, o aquário está aberto de terça adomingo, das 8h às 17h. Ao todo, são 36 aquários com 37 espécies de peixes nativos e ornamentais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load