A edição especial do Uberlândia Viva em comemoração ao aniversário de 131 anos de Uberlândia também será uma oportunidade da população atualizar o cartão de vacinas. Durante o evento no Parque do Sabiá, será realizado o “Mutirão da Vacina”, das 8 às 12h deste sábado (31). A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pessoas de diferentes idades com doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo).
A vacinação de rotina da tríplice viral acontece com 12 meses, depois aos 15 meses. Acima dessa faixa etária é necessário tomar duas doses até os 29 anos. Já para a população de 30 a 40 anos a recomendação é ter uma dose no cartão de vacina. Acima de 50 anos, não há necessidade de vacinação, pois presume-se que a pessoa já seja imune à doença pelo contato com o vírus.
“Desenvolvemos ações de prevenção contínua nas 74 salas de vacinação e, também, por meio de conscientização em locais estratégicos. Durante o Uberlândia Viva será mais uma oportunidade de atualizar o cartão. Isso evita doenças que são de evolução grave e que podem tercomplicações. Todos precisam estar protegidos”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira.
Estratégia ampla
Para evitar várias doenças, 19 tipos de doses recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são oferecidas pela rede municipal de saúde à população. Todas as vacinas aplicadas pelo Município são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação, que ficam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
As salas de vacina das UBS funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário é das 7h30 às 16h30. Já para as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h.
Ações de vacinação realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde
– Ampliação do horário de atendimento até as 20h nas UAIs e UBS com horário do trabalhador
– Ampla rede com acesso à vacina, com 74 salas de vacinação
– Intensas campanhas de sensibilização quanto à importância da vacinação
– Campanhas de vacinação inclusive em locais de grande circulação como shoppings, Terminal Central, Parque do Sabiá
– Vacinação em empresas facilitando o acesso do trabalhador
– Vacinação em escolas
– Exigência do cartão de vacina na matrícula em escolas, creches, universidades
– Realizar ação de bloqueio, vacinando os contatos de quem ainda não tinha vacinado bloqueio seletivo
– Intensificar vacinação de crianças de seis a 11 meses: estamos realizando busca ativa através das equipes de Atenção Primária e atendimento a demanda espontânea
– Busca ativa das crianças de 12 meses e 15 meses, faltosas na vacinação
– Sensibilização da importância da vacinação em todas as faixas etárias: crianças, adultos e adolescentes
– Mutirão de vacinação no Parque do Sabiá em 31/08/19
– Vacinação em empresas
– Ações em escolas