Notícias

Novo Portal da Transparência facilita acompanhamento dos recursos públicos

Informações ficaram mais claras e dinâmicas, com gráficos e menus intuitivos
30 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Conforme a Lei de Acesso à Informação, promulgada em 2011, o Portal da Transparência tem por objetivo permitir ao cidadão o acompanhamento e fiscalização do uso dos recursos públicos no fornecimento de serviços à sociedade. Para uma melhor experiência, o novo Portal da Prefeitura de Uberlândia aprimorou a plataforma para facilitar a busca e o entendimento sobre as informações disponíveis.

Lançado na última segunda-feira (26) e em operação desde terça (27), a nova página descomplicou o acesso a dados como arrecadação de tributos, empenhos, pagamentos, remuneração de servidores e licitações, em um total de 27 tópicos disponibilizados. Para acessar, basta clicar no banner de acesso disponível na página principal (www.uberlandia.mg.gov.br).

“A transparência é o que o prefeito sempre vem buscando para o município. Por isso fizemos uma inovação e desenvolvemos a nova ferramenta eletrônica, muito mais dinâmica e atualizada constantemente”, explicou o diretor-presidente da Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes.

Principais itens

Os tópicos de maior interesse do cidadão foram colocados em destaque na página: despesa, receita, servidor e licitações. Na remodelação, as informações ficaram mais fáceis de serem encontradas, com gráficos que também melhoram a interpretação de dados. Por exemplo, no setor de despesa, é possível verificar empenhos, valores já gastos, liquidados e a serem pagos. Todos separados por mês, ano e secretaria.

Se for necessária uma análise mais profunda dos empenhos, identifica-se ainda para quem o documento foi pago e a nota fiscal emitida. “É para mostrar a total transparência do nosso serviço. Assim que a tesouraria realiza o pagamento de qualquer despesa, o dado aparece instantaneamente”, destacou o diretor-presidente.

Outro exemplo na inovação é praticidade na análise da receita do Município. O portal apresenta a arrecadação mensal, anual e por tributo. É possível, ainda,conferir a receita prevista na Lei Orçamentária Anual e o quanto foi arrecadado até o momento.

Investimento estrutural

Para a concepção do novo Portal da Prefeitura, a Prodaub investiu aproximadamente R$ 7,5 milhões na aquisição de mais equipamentos servidores e áreas de armazenamento. “Ao assumirmos em 2017, encontramos a Prodaub com 4 anos sem evolução tecnológica, sem estrutura e sem sistemas atualizados. Para se ter noção, tínhamos apenas 400 Gb de área livre em disco. Qualquer um de nós tem isso em casa. Então a gente veio evoluindo, pois não adiantaria nada fazermos dispositivos mais atualizados sem estrutura. Aí veio o investimento com a Prefeitura, que nos garantiu dar esses avanços”, finalizou Reginaldo Mendes.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load