Para celebrar os 131 anos de Uberlândia, a prefeitura entregou neste sábado (31) dois novos serviços de saúde à população. Após duas semanas de intensos treinamentos teóricos e simulados de situações que chegam todos os dias ao Corpo de Bombeiros, os profissionais que fazem parte do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) estão prontos para iniciar as atividades. Além deste serviço, foi apresentou o mamógrafo móvel à comunidade que estava presente no Parque do Sabiá para comemorar o aniversário da cidade.
Siate
Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Siate vai aprimorar o atendimento ao contar com regulação única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares). O convênio entre as duas instituições, com anuência do Ministério Público, foi assinado em julho. Ao todo, serão 60 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, que realizarão atendimento pré-hospitalar e de socorro da comunidade.
Com o novo sistema, a comunidade terá mais um serviço 24 horas à disposição, bem como segurança e atendimento integral diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. A base do Siate será instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco.
Projeto inédito
Diferentemente de outras cidades que têm serviço semelhante, o atendimento em Uberlândia será inédito pelo fato de contemplar equipes mistas. Ou seja, as seis ambulâncias (das quais uma será UTI móvel) que atuarão no sistema serão compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.
Como funciona?
Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.
Mamógrafo móvel
Levar saúde de qualidade à população de Uberlândia sempre foi um dos compromissos da prefeitura. Ciente da importância dos exames de prevenção ao câncer de mama em mulheres, foi entregue um aparelho móvel de mamografia. Com o equipamento, será possível realizar mutirões exames nos bairros e facilitar o acesso das pessoas que moram na zona rural.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres e pode ser detectado no início, na maioria dos casos. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 a 69 anos a cada dois anos.
Isso porque a mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer previamente ao surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas. As mulheres nessa faixa etária devem procuram as unidades de saúde da rede municipal para realizar os exames preventivos.