Notícias

Passarela da avenida João Naves de Ávila recebe arte do grafite

Iniciativa fez parte da agenda de comemorações pelo aniversário de 131 anos de Uberlândia
2 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Seis produções artísticas em grafite deram um novo visual à passarela Engenheiro José Ricardo Thomaz, na avenida João Naves de Ávila, próxima à estação 4 do Corredor de Ônibus. A intervenção no equipamento foi conduzida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil durante o fim de semana. Nesta segunda-feira (2) os seis artistas envolvidos estiveram no local autografando reproduções impressas dos painéis feitos por eles na edificação. A ação fez parte das comemorações pelo aniversário de 131 anos da cidade.

A escolha pela passarela para receber a grafitagem ocorreu diante da grande circulação de pessoas no local. O intuito é fomentar a cultura do grafite, a fim de dar continuidade ao movimento de difusão e valorização da expressão artística. A atividade contribui para dar maior evidência ao compromisso social do poder público com a inserção da arte visual no cotidiano da população. Neste caso, tendo o grafite como elemento de manifestação da cultura urbana contemporânea.

As imagens feitas na passarela relacionam-se ao patrimônio humano, histórico e cultural da cidade. Um dos artistas que participou foi o escritor urbano Tiago Dequete, que homenageou Uberlândia utilizando-se da abreviatura Udia. “Trabalhei com o nome de uma forma lúdica, um jogo visual”, disse. Também participaram os artistas Kim, Kakko, Geleia, Neguela e EFS.

Cleiton dos Santos (Kakko), além de artista, também é o coordenador de Reinserção Social da Secretaria de Prevenção às Drogas. Ele explica que as pinturas dos painéis foram feitas no período noturno, interferindo o mínimo possível nas condições do tráfego de veículos e de pessoas no local. “Também tivemos o cuidado de obedecer inteiramente os requisitos da legislação municipal. Os painéis foram pintados em muros dos pilares que margeiam a avenida. Ficou um trabalho muito interessante e que valoriza ainda mais esse importante espaço da cidade”, destacou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também