Notícias

Prefeitura promove palestra alusiva ao setembro amarelo

Atividade voltada a educadores da cidade abordou prevenção do suicídio e da automutilação
5 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um grupo de educadores das redes pública e particular assistiu nesta quinta-feira (5) à palestra “Quando o tema é suicídio, o que falar?”, ministrada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação como atividade do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização de prevenção do suicídio. A palestra gratuita aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal e recebeu cerca de 150 participantes. Agora, eles serão multiplicadores nas escolas que frequentam dos conteúdos abordados.

“Os profissionais das escolas convivem diariamente com milhares de pessoas. Diante disso, eles formam um dos principais grupos que percebem sinais de condições psicológicas afetadas por depressão ou outros fatores. É importante observar estes comportamentos, pois talvez eles levem ao suicídio e à automutilação”, disse Leonardo Abrahão. Durante sua palestra, o psicólogo destacou estratégias para se constatar tais sinais e como proceder para ajudar.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, não há registros de suicídios praticados por alunos da rede municipal de ensino, mas o assunto é cada vez mais recorrente na sociedade em geral. “Trabalhamos com um público majoritariamente infantil e jovem e temos que ficar sempre atentos. A palestra faz parte do Setembro Amarelo, mas os cuidados devem ser durante todo o ano”, destacou. Ainda conforme a secretária, a abrangência do assunto motivou abrir a palestra para profissionais de todas as redes de ensino.

Uma das participantes do evento foi a professora Bernadete Queiroz, que se mostrou atenta ao assunto. “Em nossas vidas temos que ser racionais, mas também temos que ser emocionais. Precisamos observar as pessoas, não julgar seus comportamentos e ajudar sempre”, ressaltou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também